Caríssimos IIr.´.
Assim como este Grão Mestre, muitos irmãos estão ansiosos pelo retorno às nossas sessões presenciais. É da essência de nossa Ordem, o congraçamento, o convívio fraterno e solidário. As demonstrações de afeto, o aperto de mãos, nosso TFA!... e agora! Infelizmente, eis que surge um contagioso e perigoso inimigo oculto, chamado Coronavírus(COVID-19), que desde 17 de março nos compeliu a ausentar de nossos Templos e por consequência, de nossas sessões maçônicas, demais reuniões, eventos sociais, etc.
Na iminência de findar a suspensão das atividades dia 31 do corrente(Decreto 04/2020), infelizmente persistem ainda as diversas razões de ordem legal e especialmente de necessidade da preservação da saúde e da vida, determinadas pelas autoridades públicas, médicas e científicas.
Nos últimos dias tivemos o cuidado de atualizar todas disposições legais, informações e sobretudo de ouvir opiniões de diversos irmãos, inclusive os diretamente compromissados com nossa gestão do GOB-MT.
Meus IIr.. Neste momento de pandemia incontrolada e crescente para o interior, por prudência e ad cautelam, não temos outra alternativa se não estendermos a suspensão de nossas sessões por mais trinta dias(30/junho), prevenindo e protegendo-se destarte a vida e a saúde de nossos entes queridos, sem prejuízo, caso seja possível, antecipar este prazo.
Nem por isso paralisamos nossa gestão. Continuamos o atendimento virtual e investindo firmemente em várias melhorias estruturais de nossa sede: reformas e redecoração dos Templos, climatização do espaço do salão social, melhorias na cozinha, sanitários e gabinetes de Secretarias. O auditório está completamente finalizado com importantes melhorias de acústica, pintura, decoração e aparelhamento de som e imagem. O monitoramento de segurança externa por câmeras de última geração está sendo contratado, para maior segurança de nossa sede.
Impedidos por falta de amparo legal de conceder isenções de taxas e emolumentos reprogramamos os recebimentos, inclusive das cotas dos pecúlios já processados, todos pagos aos respectivos familiares beneficiários mediante a documentação apresentada.
Através das Secretarias de Orientação Ritualística e de Educação e Cultura, numa iniciativa inédita, estamos promovendo semanalmente vídeos conferências virtuais de cultura maçônica, que vem obtendo grande sucesso junto aos irmãos. Às segundas feiras, à partir de 20:00 horas, pela Secretaria de Educação e Cultura e às terças feiras, pela Secretaria de Orientação Ritualística, à parir de 19:00 horas. Vídeo conferências e lives são ferramentas de um caminho sem volta. Inconcebível, contudo, excluir a prática das sessões presenciais, que devem ser retomadas com a brevidade possível, ainda que com as cautelas de profilaxia.
Certo é meus irmãos, que nós precisamos mais do que nunca estarmos vigilantes para este momento de transformação e nos prepararmos para a nova ordem mundial das relações humanas, especialmente na conciliação da tradição com a evolução tecnológica.
Nós maçons, humanistas por formação, não podemos nos abater e dispersar; precisamos ser fortes, unidos, verdadeiros e firmes para superarmos esta pandemia com resignação, força, serenidade, prudência e fé no Supremo Arquiteto do Universo.
Surpreendidos por tamanho flagelo, com perca de milhares de vidas, além de estimados IIr. vítimas recentes de outras doenças crônicas, nosso respeito; nossas profundas condolências, rogando ao SADU que nos conforte e abençoe.
Neste momento de dor e consternação, registramos nosso repúdio a toda sorte de politicagem e corrupção, mormente por quem deveria respeitar e honrar seus compromissos assumidos com o povo. Afinal, todos somos um só. Somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai celestial, que tudo vê e tudo domina, invisível aos nossos olhos.
A máxima que adorna nosso símbolo deve ser nossa inspiração: Per aspera ad Astra. Isto é: Para o alto, ainda que por caminhos ásperos(difíceis).
Meu TFA a todos!
Ivo Matias
Grão Mestre GOB-MT