NOVOS RUMOS PARA O GOB

Caríssimos Irmãos.

Caminhamos para o apagar das luzes de 2020, em meio ainda a algumas incertezas no ar, em relação à Pandemia COVID-19, a despeito da queda nos índices de contaminação e mortes nas últimas semanas.

Contudo, já nos permite vislumbrar a possibilidade de, a critério da deliberação autônoma particular de cada Loja, por decisão de maioria de seus membros, com rigorosos critérios de profilaxia das autoridades médicas sanitárias, possamos realizar sessões maçônicas presenciais à partir do próximo dia 16 de outubro vindouro, conforme Decreto 11/2020 do GOB-MT já publicado.

É de extrema relevância, que fique muito bem esclarecido que, os cuidados sanitários, no interior dos Templos, na realização das sessões é de exclusiva responsabilidade de cada Oficina que optar pela realização de suas sessões maçônicas presenciais. Até 30/outubro/2020, Irmãos no grupo de risco estão isentos de frequência, mesmo que sua respectiva Loja retorne às sessões presenciais à partir de 16/outubro; neste caso, deverá comunicar à sua respectiva Oficina.

Insta ressaltar que, à partir de 01/outubro/2020, reuniões administrativas, festivas ou não e ágapes nos espaços sociais do GOB-MT e das oficinas que possuem suas próprias estruturas anexas aos Templos, são permitidas, com ocupação limitada a 50% da capacidade, observados os rigores da profilaxia recomendada pelas autoridades médicas sanitárias e da Circular Conjunta 01/2020 do GOB, sob exclusiva responsabilidade da Loja e ou de quem realizar o evento.

Neste particular, concitamos os Irmãos a observarem atentamente as disposições consignadas na Circular do GOB-MT a ser em breve editada, em sintonia com as pré condições do disposto na Circular Conjunta nº 01/2020, do Poder Central.

De outra parte, meus prezados Irmãos, ressaltamos a extrema importância da reassunção do Grão-Mestre Geral do GOB, Irmão Múcio Bonifácio, desde 29/setembro. A esperada notícia ocorreu com a oportuna conclusão da Reunião de Conciliação do Superior Tribunal de Justiça do GOB, que permitiu uma solução momentânea para a crise no GOB-SP.

Em síntese, o acordo homologado, prevê a nomeação de Interventor no GOB-SP, o Eminente Irmão Pedro Antonio Martineli Aranas, Presidente da PAEL do GOB-SP, pelo período de 180 dias, pelo Decreto nº 1.857/2020 do Grão-Mestre Geral então em exercício, Irmão Ademir Cândido da Silva.

Durante este período, uma junta administrativa, composta por Imãos de notório saber maçônico apurarão com rigor eventuais irregularidades de gestão do Grão-Mestre do GOB-SP, Imão Gerson Magdaleno. O Grão-Mestre Adjunto do GOB-SP, Imão Daniel Kelleti fica afastado da Presidência do Conselho Estadual do GOB-SP, por 30 dias.

Homologado e publicado o termo no Boletim Oficial do GOB, de 25/setembro/2020, todas as ações judicializadas ficam suspensas até final apuração administrativa de todos os fatos que deram origem às decisões monocráticas do Superior Tribunal de Justiça do GOB. Com tão auspiciosas notícias, gostaria de informar aos Imãos que, com todo rigor e cuidados profiláticos, esperamos comemorar, à partir do próximo dia 17/outubro, os 34 anos de fundação do GOB-MT, com reinaugurações dos Templos Brasileiro e Nobre, em Sessão Magna Especial, com a participação das Lojas João Borralho, Luz e Fraternidade, Acácia do Pantanal e VITRIOL.

Cumprimento a todos irmãos do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, pelo 34º aniversário, registrando de modo especial nossa gratidão a todos colaboradores, inclusive aos funcionários, às diretorias das Lojas, pelo imprescindível apoio que nos colocou em destaque entre os vinte e sete Grãos Mestrados do Grande Oriente do Brasil.

Rogamos ao SADU, que continue a nos prodigalizar com suas luzes e bênçãos, enriquecendo nossas colunas com obreiros úteis e dedicados, para honra e glória de nossa Sublime Ordem. A todos Irmãos nosso TFA!


Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso


Publicado em: 02/10/2020
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 5560 Bairro Morada da Serra CPA I CEP 78055-000 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3641-0540
CNPJ: 26.812.610/0001-83