× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

notícias

1º Congresso Mato-grossense do Rito Brasileiro

01/07/2023

1º Congresso Mato-grossense do Rito Brasileiro

       O Grande Oriente do Brasil Mato Grosso (GOB-MT) realizou nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2023, no auditório do Palácio da Concórdia do GOB-MT, o 1º Congresso Mato-grossense do Rito Brasileiro, que contou com o apoio institucional do Grande Oriente do Brasil (GOB), do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOE-MT), do Supremo Conclave do Brasil do Rito Brasileiro para Maçons Antigos, Livres e Aceitos e da 1ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro para o Estado de Mato Grosso.

O Congresso foi apoiado pelas 5 (cinco) oficinas que praticam o Rito Brasileiro do GOB em Cuiabá e Várzea Grande: João Borralho, Luz e Fraternidade, Vitriol, Acácia do Pantanal e Liberdade e Justiça e foi organizado pelos irmãos Nilson Fernando Gomes Bezerra (Secretário Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Brasileiro), Josafat de Oliveira Ramos Júnior e Silvio Bernardes dos Santos.

O Congresso surgiu pela oportunidade vislumbrada a partir da informação de que alguns Irmãos da filosófica do Rito Brasileiro seriam investidos no Grau 33 do Supremo Conclave do Rito Brasileiro com a participação do Irmão Nei Inocêncio dos Santos, Grande Primaz do Rito Brasileiro e de outros irmãos do Supremo Conclave. Foi aí, identificada uma oportunidade de realização do evento com custos mais reduzidos.

A ideia inicial era que esse Congresso reunisse apenas os irmãos das 15 (quinze) oficinas que praticam o Rito Brasileiro no GOB-MT mas, por sugestão do então Grão Mestre Estadual, irmão Ivo Matias, procuramos o Soberano Gelson Menegatti Filho, Grão Mestre do GOE-MT, para sugerir que o Congresso permitisse a participação também dos irmãos que praticam o Rito Brasileiro naquela obediência, o que fora prontamente aceito.

Assim, o objetivo passou a ser congregar os irmãos que praticam o Rito Brasileiro nas 15 oficinas do GOB-MT e nas 10 oficinas do GOE-MT. Entretanto, ao perceber que muitos irmãos que praticam outros Ritos tinham carinho por nosso amado Rito Brasileiro, o escopo do Congresso se expandiu e foi aberto a qualquer maçom ativo (aprendizes, companheiros e mestres), de qualquer rito e de qualquer potência regular que possua tratado de reconhecimento com o GOB.

O Congresso contou com 152 (cento e cinquenta e dois) irmãos inscritos, de 5 (cinco) unidades da federação, de 16 (dezesseis) municípios diferentes e das 3 potências regulares de Mato Grosso, além de alguns irmãos do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

A abertura do Congresso contou com as seguintes autoridades maçônicas diversas autoridades maçônicas do Grande Oriente do Brasil, do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso e do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro, com destaque para o o Eminente Irmão Valmiro Antônio Pinheiro da Silva, Grão Mestre Estadual do GOB-MT, do Sereníssimo Irmão Josué Paulo Fernandes, Grão-Mestre Adjunto do GOE-MT e o Soberano Irmão Nei Inocêncio dos Santos, Grande Primaz do Supremo Conclave.

Ao final do evento a plenária deliberou por realizar o Congresso anualmente, alternando a responsabilidade pela organização entre o GOB-MT e o GOE-MT, e que sob a coordenação dos organizadores será elaborado um Regimento Interno do encontro anual a ser validado virtualmente pelos participantes e, posteriormente, submetido à apreciação das duas obediências.


Últimas notícias

Palavra do Grão-Mestre

Boletim Disponível na Área Restrita