× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

notícias

GOB-MT REALIZA IV SEMINÁRIO REGIONAL DE CULTURA E ORIENTAÇÃO RITUALISTICA EM RONDONÓPOLIS

30/07/2022

Sábado(30/7), no Templo da BARLS ´A  SOMBRA DA ACÁCIA, de Rondonopolis, através das Secretarias de Educação e Cultura e Orientação Ritualistica do GOB-MT realizou-se o IV Seminário Regional.


Após a abertura pelo Eminente Grão-Mestre Ivo Matias, o Ir. Marcos Ribeiro, Secretário de Educação e Cultura pronunciou sobre a responsabilidade das Lojas quanto à formação plena dos irmãos e da melhor ocupação do Tempo de Instrução, através da aplicação dos Instrucionais dos Graus de Aprendiz,  Companheiro e Mestre, todos de autoria do Ir. Tito Alves de Campos, presente no Seminário. 


A seguir o Ir. José Milton Peloso, Secretário de Orientação Ritualistica fez uma síntese das características dos sete Ritos praticados pelo GOB. 

O Ir. José Milton explanou também sobre a Ritualistica do Pavilhão Nacional.

O Ir.  Kleber Paulino, Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico do GOB-MT fez importante explanação sobre o relevante papel do egrégio Tribunal de Justiça Maçônico. 


Após intervalo do coffee-break, o Ir. Manfred Onbrusch Junior, Secretário Adjunto do Rito Escocês Antigo e Aceito palestrou sobre o SOR Sistema de Orientação Ritualistica do Grande Oriente do Brasil para o REAA.

O Ir. Carlos Janio, Secretário Adjunto do Rito Adonhiramita discorreu sobre o SOR em relação ao Rito Adonhiramita.


Os irmãos da nova loja de Rondonopolis, ARLS Templários do York, receberam instruções dos irmãos Saint´Cler Missa, Secretário Adjunto do Rito York; Ir.  Elder Madruga, Assessor do GOB para o Arco Real e Ir. Leonardo Gama, VM da ARLS Sentinela Cuiabana.

 

Além dos irmãos já citados, participaram também do IV SEMINÁRIO, o Ir. Valdir Muchagata, Subprocurador do GOB-MT; Ir. Tito Alves de Campos, Assessor Especial de Educação e Cultura do GOB-MT; 

Ir. Adevaldo Costa, Secretário Regional do GOB-MT; Ir. Dario, Deputado Estadual da ARLS Obreiros do Cerrado; Ir. Dalmo Donizete, Deputado Federal e os Veneráveis Mestres Ir. José Antônio, da BARLS ´A Sombra da Acácia de Rondonopolis; Ir. Flávio Rocha, da ARLS Obreiros do Cerrado, de Rondonopolis; Ir. Eduardo Bettin, da ARLS Templários do York de Rondonopolis; Ir. Regis da Silveira, da ARLS Primavera, de Primavera do Leste; Ir. José Alberto, da ARLS Luz do Cerrado, de Primavera do Leste; Ir. José Nunes, da ARLS Mestre Airton Althemayer, de Jucimeira e Ir. Clodoney Leal, da ARLS Pedreiros de Deus, de Alto Taquari. 

Apenas as lojas de Jaciara e Alto Araguaia não tiveram participação. 


Ao final foram conferidos Certificados de participação aos irmãos presentes e servido almoço de confraternização. 


 GOB-MT COM VOCÊ- 35 ANOS

Últimas notícias

Palavra do Grão-Mestre

Boletim Disponível na Área Restrita