× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

notícias

GOB-MT PRESTA HOMENAGEM A ARLS TEMPLÁRIOS CELESTES N 3.767, DO ORIENTE DE RIO CLARO, ESTADO DE SÃO PAULO.

08/05/2022

No último dia 28 de abril, o poderoso Ir Marcos Antônio de Almeida Ribeiro, Secretário de Educação e Cultura do GOB/MT, MI, fundador e membro ativo e regular da ARLS Semeadores de Luz nº 4.301, se deslocou até o oriente de Rio Claro, Estado de São Paulo, para prestar homenagem, em nome do GOB/MT e da Loja Semeadores de Luz, à ARLS Templários Celestes nº 3.767, jurisdicionado ao GOB-SP, por ter sido a primeira oficina fora do Estado de Mato Grosso a aderir ao Sistema Instrucional denominado 12+6+6 – Ciclo Completo de Formação Maçônica nos Graus Simbólicos. Na ocasião, o poderoso irmão Marcos Antonio de Almeida Ribeiro certificou o Reconhecimento de Estudos Maçônicos executados por aquela Loja e pelos 10 (dez) membros do quadro que aceitaram o desafio de trabalhar dentro de uma nova metodologia de ensino maçônico. 


Nessa mesma ocasião, o poderoso irmão Marcos Antônio de Almeida Ribeiro foi agraciado com o título de membro honorário da ARLS Templários Celestes nº 3.767, por ter sido o obreiro que, há cerca de quatro anos atrás se dirigiu àquele oriente para apresentar essa nova metodologia de ensino. A ARLS Templários Celestes nº 3.767 iniciará 05 (cinco) novos membros agora no 2º semestre do ano, que irão estudar toda a simbologia, através do sistema instrucional criado e implantado no âmbito do GOB/MT. Isso evidencia o anseio de inúmeros IIr gobianos que aguardam por um novo formato de instrução maçônica nos três graus simbólicos.


O Sistema Instrucional 12+6+6, consolidado na ARLS Semeadores de Luz nº 4.301, Oriente de Cuiabá/MT e já implantado em outras quatro Lojas do GOB/MT, se constitui em uma forma de trabalho onde a Loja realiza uma iniciação para trabalhar por 12 meses em sessões do Grau 1; elevados, passa a Loja a trabalhar por 6 meses só com sessões do Grau 2 e exaltados, passa a trabalhar por 6 meses só com sessões do Grau 3. Nesse último período são preparados novos processos para iniciação de nova turma, dando sequência ao Ciclo. A Loja promove iniciações de dois em dois anos.


Nas três fases do Ciclo são utilizados, além das instruções obrigatórias, constantes nos rituais de cada grau, os Instrucionais Maçônicos - Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre de autoria do poderoso Ir Tito Alves de Campos, secretário adjunto de Educação e Cultura do GOB/MT.


Este Sistema foi recomendado na Carta de Brasília de 2014 e referendado pelo GOB-Poder Central, através do Ato nº 25.606 de 29/09/2017, que "PROMOVE A EDUCAÇÃO MAÇÔNICA EM GERAL".


Uma proposta nova de formação maçônica desenvolvida no GOB-MT, que abre novos desafios com a quebra de paradigmas, na saudável busca do aperfeiçoamento maçônico através do conhecimento que os Instrucionais oportunizam.


Uma maneira de se aproveitar o ano maçônico, com o ministério de instruções nos 03 (três) graus simbólicos, propiciando aos obreiros uma visão global da simbologia e do conhecimento iniciático apregoado por nossa instituição.


Para contato sobre o Projeto, ligar via celular / WhatsApp para os IIr.´. Miguel Pfeil (65) 98112-3980; Marcos Antônio (65) 99981-0015; Júlio Tardin (65) 99981-0775; e Tito Alves de Campos (65) 99284-4848.

Últimas notícias

Palavra do Grão-Mestre

Boletim Disponível na Área Restrita