× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

notícias

ARCO REAL EXALTA E INSTALA GRÃOS MESTRES E ADJUNTOS DO GOB

11/03/2022

Na noite desta sexta-feira (11 de março de 2022) um marcante evento foi realizado no Templo Nobre do Palácio da Concórdia, sede do GOB-MT, com o Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil – GOB, representado pelo seu Grande Escriba E., o Exte. Comp. Elder Madruga, exaltou e instalou os Grãos Mestres do GOB-MT e GOB-MS, os Eminentes Irmãos Ivo Matias e Celestino Laurindo Júnior, bem como seus Adjuntos, respectivamente os Poderosos Irmãos Valmiro Antônio Pinheiro da Silva e Davi da Silva Ribeiro Com isso os Grãos-Mestres Estaduais passarão, com a nomeação do Grão-Mestre e 1o Grande Principal do Arco Real, o Sob. Ir. Múcio Bonifácio Guimarães no Boletim do GOB, a serem os Superintendentes do Sagrado Arco Real para seus respectivos estados, com a missão de divulgarem o grau do Sagrado Arco Real junto às Lojas e Irmãos de suas respectivas jurisdições, incentivando a fundação de novos Capítulos.


Estavam presentes na Cerimônia 29 Companheiros do Arco Real, sendo os trabalhos ritualísticos realizados por equipe formada por Companheiros dos dois Capítulos existentes em Cuiabá, o Capítulo Cavaleiros de York e o Capítulo Fidélitas. Prestigiaram o evento o Superintendente do Sagrado Arco Real para o Pará, o Emin. Grão-Mestre Edilberto Pereira da Silva e seu Adjunto, o Pod. Ir. Luiz Schwirch, e o Ex-Grão Mestre Adjunto do GOB-MT, o Pod. Ir Floriano Imada.


Na mesma sessão foram também exaltados os Poderosos Irmãos José Milton Pellozo Júnior, Secretário de Orientação Ritualística do GOB-MT, e Paulo Ernesto Valli, Presidente do Pecúlio Maçônico do GOB-MS. Na comitiva do Pará estava também presente o Irmão e Exte. Comp. Aderivaldo Pinheiro.


O Arco Real foi introduzido no Brasil em 1935 através de dois Capítulos, o Silver Jubilee em São Paulo e o Guanabara no Rio de Janeiro, ambos autorizados pela Grande Loja Unida da Inglaterra.


Dado o crescente interesse de Maçons Gobianos pelo Arco Real, em 19 de agosto de 1983 o então Grão-Mestre Geral Sob. Ir Jair de Assis Ribeiro, assinou o Ato no 221 autorizando o Grande Secretário das Relações Maçônicas Exteriores, Ricardo Bath Crespo, a iniciar gestões junto à Grande Loja Distrital da América do Sul, na pessoa de seu Grão-Mestre Distrital Kenneth Lewis Rowland, para dentre outros, fundar Capítulos do Arco Real no Grande Oriente do Brasil.


Apesar de todos os esforços para a introdução do Arco Real no GOB, foi apenas em 05 de fevereiro de 2003, na sede do Supremo Conselho do Brasil para o Grau 33, no Campo de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, que se deu a consagração do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil, por equipe do Supremo Grande Capítulo Inglês liderada pelo Marquês de Northampton. O primeiro dirigente (ou Grande Primeiro Principal) do Supremo Grande Capítulo do Brasil foi o então Grão-Mestre do GOB, o Sob. Ir. Laelso Rodrigues.


As reuniões dos Capítulos do Sagrado Arco Real são chamadas de Convocações, e geralmente são mais descontraídas e fraternas do que as reuniões das Lojas, e ainda assim mantêm exatamente o mesmo alto grau de dignidade, disciplina e decoro. Ninguém parece ser capaz de explicar exatamente por que isto se dá, e talvez seja porque os membros do Arco Real tendem a ser formados pelos Maçons mais dedicados.


Últimas notícias

Palavra do Grão-Mestre

Boletim Disponível na Área Restrita