× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

notícias

O RITO BRASILEIRO EM JUARA – MT

26/03/2019

À partir da esquerda o Il.’. Ir.’. Felicio Hirokazu Ikene, o Ser.’. Ir.’. Juliano Coelho Braga 33º, o Em.’. Ir.’. Antonio Francisco dos Passos, o Il.’. Ir.’. Odair José Pagnussat, Il.’. Ir.’. Silvio Marcio Inoui, Asakazu Fukuhara

Na manhã do dia 22 de março, os Ilustres Irmãos FELÍCIO HIROKAZU IKENO e ODAIR JOSE PAGNUSSATT, ambos membros da Loja Maçônica MENSAGEIROS DA LIBERDADE N° 4040, e os Ilustres Irmãos ASAKAZU FUKUHARA e SILVIO MÁRCIO INOUI, estes dois últimos obreiros da Loja Maçônica LUZ DO SOL N° 3607, conduziram o Eminente Irmão ANTONIO FRANCISCO DOS PASSOS, Grão Mestre Estadual do GOB-MT e os Sereníssimos Irmãos JULIANO COELHO BRAGA 33°, Grande Regente do Rito Brasileiro, CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33° e JOSÉ TERUO MIZUNO 33°, Membros Efetivos do Supremo Conclave do Brasil, para uma visita ao PROJETO APAE, apoiado pela Loja Maçônica LUZ DO SOL N° 3607.

 

 

Na foto acima, além dos IIr.’. já nominados, a presença do Ser.’. Ir.’. José Teruo Mizuno 33º

Chegada dos visitantes à Escola Raio de Sol, uma parceria da Sociedade Pestalozzi com a Loja Maçônica LUZ DO SOL Nº 3607 (REAA)

O Ir.’. e Vereador João do Hospital, o Ilustre Ir.’. Asakazu Fukuhara, o Ser.’. Ir.’. José Teruo Mizuno, o Em.’. Ir.’. Antonio Francisco dos Passos, a Sra Diretora Neusa Katsuko Uno Giacomassi, o Il.’. Ir.’. Silvio Marcio Inoui, o Ser.’. Cesar R. D. Dourado, o Il.’. Ir.’. Odair José Pagnussatt, um aluno da escola, o Il.’. Ir.’. Felicio Hirokazu Ikeno, um funcionario da escola

O Il.’. Irmão SILVIO MÁRCIO INOUI, vice-presidente da Diretoria que administra o projeto e a Sra. NEUSA KATSUKO UNO GIACOMASSI, diretora da escola, discorreram sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas para e pelos alunos, no presente caso, com o diferencial de adentraram a escola já adolescentes ou com idades mais avançadas, o que exige maior de dedicação para capacita-los, integra-los no convívio social, muitos com comprometimento motor. A escola trabalha com portadores de Síndrome de Down, microcefalia, paralisia cerebral, em suma que necessitam de atenção especial, e pelo que foi observado não há limite de idade.

A professora traça o desenho e os alunos fazem diferentes tipos de colagem, a maioria em estilo mosaico

Apesar da dedicação das professoras, o salário é baixo, algumas vezes há dificuldades em honrá-lo, mas a Escola apesar de todos os óbices ainda se mantém e essa parceria Loja Maçônica Luz do Sol nº 3607, com a Escola tem sido fundamental

O que nos deixa perplexo é que o investido mensalmente no gabinete de um Deputado manteria a escola em condições ótimas de trabalho. Hoje, não há menor duvida de quem mais beneficia a população!

Os alunos já estão preparando trabalhos manuais relacionados com a Páscoa

Observe a alegria manifesta pelos alunos pela visita dos Irmãos. Constate a organização e a limpeza dos diversos ambientes visitados

O refeitório – a alimentação é fundamental para os alunos. Mitos deles só se alimentam com o que a escola oferece

Houve visita das salas de aula e suas oficinas elaboradas com o intuito de desenvolver o sentido racional e motor dos alunos, e emocionados os visitantes constataram a extrema dedicação das professoras apesar das dificuldades enfrentadas, inclusive financeira.

Parabéns a Loja Maçonica LUZ DO SOL N° 3607, aos Irmãos que se dedicam ao projeto, contribuindo para a sua sobrevida. A escola precisa ter 35 doadores, com a quantia de R$ 200,00 mensalmente para manter a sua sustentabilidade, mas no momento só possui 22 doadores.

Visão geral do Or.’. – o esmero na sua construção e decoração

Detalhe do mobiliário da Loja, em madeira maciça

Finda a visita todos se deslocaram para o Templo da Loja Maçônica MENSAGEIROS DA LIBERDADE N° 4040, onde conheceram suas instalações.

Após o almoço, na parte da tarde, visitaram o Projeto PMMIRIM, mantido pelo 21° Batalhão da PM-MT, destinado a jovens dos 12 aos 17 anos residentes em áreas de vulnerabilidade social e conta com parceria da Loja Maçônica MENSAGEIROS DA LIBERDADE Nº 4040.

À partir da esquerda, o Ser.’. Ir.’. Juliano Coelho Braga 33º, o Il.’. Ir.’. Felicio Hirokazu Ikeno, o Ser.’. Ir.’. José Teruo Mizuno 33º, o Pod.’. Ir.’. Ivo Matias; o Sr.’. Maj.’. PMMT Waldir Felix de Oliveira Paixão Junior e o Em.’. Ir.’. Antonio Carlucio Ferreira Filho, ouvindo atentamente a explanação do responsavel pelo projeto, realizado com a parceria da Loja Maçônica Mensageiros da Liberdade nº 4040

No mesmo sentido, o Pod.’. Ir.’. João Marques Bons Olhos, Em.’. Ir.. Antonio Francisco dos Passos, o Il.’. Ir.’. e Coronel da Reserva PMMT Sebastião Pereira, o Ven.’. M.’. Diou Serafim Donizeti Datsch Rodrigues, e os já nominados Ser.’. Ir.’. Juliano e o Il.’. Ir.. Ikeno

Participaram da visita o Em.’. ANTONIO FRANCISCO DOS PASSOS, Grão-Mestre do GOB-MT, os Sereníssimos Irmãos JULIANO COELHO BRAGA 33°, CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33° e JOSÉ TERUO MIZUNO 33°, ainda os Eminentes Irmãos ANTONIO CARLUCIO FERREIRA FILHO 33°, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a 3ª DLRB/MT; Poderoso Irmão IVO MATIAS, Grão-Mestre Estadual Adjunto honorário do GOB-MT e candidato já oficialmente eleito para o Grão Mestrado Estadual do GOB-MT período 2019 – 2023; o Poderoso Irmão JOÃO MARQUES BONS OLHOS, Secretário Estadual de Entidades Paramaçônicas do GOB-MT, o Il.’. Ir.’. Cel. da Reserva PMMT SEBASTIÃO PEREIRA, que foram recepcionados pelo Major PMMT WALDIR FÉLIX DE OLIVEIRA PAIXÃO JÚNIOR, Diretor do “Colégio Militar TIRADENTES” e responsável pelo projeto.

Da mesma forma o projeto enfrenta problemas de patrocínio, apesar do sucesso de seus objetivos, prevenindo que jovens sejam coaptados pela criminalidade local. Da mesma forma, muitos desses jovens se alimentam do que é ofertado pelo Projeto.

A seguir reproduzimos os slides da apresentação do projeto feita pelo Major PMMT WALDIR FÉLIX DE OLIVEIRA PAIXÃO JUNIOR.


FOTOS DO PROJETO:


NECESSIDADE:

Encerrada a apresentação, os Irmãos visitantes foram convidados para conhecerem o local destinado a implantação do projeto, em área localizada no interior da Unidade Policial Militar.

A noite, foi primeiramente realizada a SESSÃO MAGNA DE POSSE DO IR.’. FELÍCIO HIROKAZU IKENO NO CARGO DE DELEGADO LITÚRGICO DO RITO BRASILEIRO PARA A 3ª DLRB-MT COM SEDE AO CLIMA DE JUARA.

Após ingresso formal dos Irmãos portadores de Grau 4 e acima, adentrou ao interior da Câmara de Mestre da Discrição as Dignidades, que após ocuparem seus respectivos cargos, o Gr.’. Mestre de Cerimônias anunciou e deu entrada ao interior da Câmara, o Sereníssimo Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33°, Grande Regente do Rito Brasileiro e o Eminente Ir.’. ANTONIO FRANCISCO DOS PASSOS, Grão-Mestre Estadual do GOB-MT, que foram conduzidos ao Altar do Primaz. (foto acima)

Irmãos presentes ao magno evento


A presidência do evento coube ao Sereníssimo Grande Regente e o Em.’. Ir.’ IVO MATIAS 33º, foi convidado para exercer o cargo de 1° Gr.’. Vigilante , e o Em.’. Ir.’. ANTONIO CARLUCIO FERREIRA FILHO 33º, o de 2° Gr.’. Vigilante; o Em.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, ocupou o de Gr.’. Orador e o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, o de Gr.’. M.’. Cerimônias.

Inicialmente foi realizada a CERIMÔNIA MAGNA DE POSSE DE DELEGADO LITÚRGICO PARA A 3ª DELEGACIA LITÚRGICA DO RITO BRASILEIRO PARA O ESTADO DE MATO GROSSO

O Em.’. Ir.’. FELICIO HIROKAZO IKENO 33º, foi conduzido ao Altar, e o Ser.’. Ir.’. Grande Regente solicitou ao Ser.’. Ir.’. CESAR DOURADO 33º, para fazer a leitura do Ato nº 4635, de 19 de março de 2019, de autoria do Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro, que nomeou o Em.’. Ir.’. IKENO para ocupar essa Delegacia Litúrgica.

Ato contínuo, prestou seu Juramento, foi revestido com os Paramentos de Delegado Litúrgico e, depois, assinou o Termo de Posse.

À partir da esquerda o Em.’. Ir.’. Ivo Matias 33º, Ser.’. Ir.’. Teruo Mizuno 33º, Em.’. Ir.’. Antonio Passos, Ser.’. Ir.’. Juliano Braga 33º, Ven.’. Mestre Ir.’. Diou Rezende, o Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º, os EEm.’. IIr.’. DDel.’. Litúrgicos Antonio Carlúcio 33º e Felicio Ikeno 33º

Encerrada a Magna Sessão de Posse, o Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º, homenageou ao Em.’. Ir.’. ANTONIO FRANCISCO DOS PASSOS, Grão-Mestre do GOB-MT com a comenda alusiva aos 51 Anos da Reimplantação Vitoriosa do Rito Brasileiro, e homenageou com igual teor a A.’. R.’. L.’. S.’. MENSAGEIROS DA LIBERDADE Nº 4040, na pessoa do Venerável Mestre DIOU SERAFIM DONIZETI DATSCH RODRIGUES REZENDE.

Em seguida foi realizada a SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO NO GRAU 4 – MESTRE DA DISCRIÇÃO DA HIERARQUIA DOS ALTOS GRAUS DO RITO BRASILEIRO DO MESTRE MAÇOM ADEMAR DE BRITO FIGUEIRA PERES.

O Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º convidou além do Em.’. Ir.’. ANTONIO FRANCISCO DOS PASSOS, o Em.’. Ir.’. FELICIO HIROKAZU IKENO 33º, para comporem seu Altar. (Foto Acima)

Constituída a Câmara de Grau 4, o; G-r.’. Mestre de Cerimônias Ser.’. Ir.’. CESAR R. D. DOURADO 33º ingressou com o candidato Mestre Maçom ADEMAR DE BRITO FIGUEIRA PERES, no Interior do Templo, e se posicionaram E.’. CCol.’.. (Foto Acima)

O Honrado Mestre Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA, os recepcionou e submeteu ao Ilustre candidato aos procedimentos iniciáticos, quando tiveram que ouvir as narrações iniciáticas sobre a trilogia “Ver, Ouvir e Calar“.

Em seguida o Ilustre Irmão ADEMAR PERES, prestou seu Juramento, foi consagrado, Investido e Aclamado “Mestre da Discrição”, da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro.

O Ser.’. Ir.’. Gr.’. Regente solicitou ao Ser.’. Ir.’. CESAR DOURADO para que desse a primeira Instrução do Grau ao Candidato e que esclarecesse aos irmãos presentes sobre o Supremo Conclave do Brasil.

Encerrado os trabalhos do Supremo Conclave do Brasil todos foram convidados para participarem do “fotão”, dessa forma, materializando as suas presenças.

Na foto acima à partir da esquerda o Em.’. Ir.’. Felício Ikeda 33º, Ser.’. Ir.’. Juliano Braga 33º. Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º, Pod.’. Ir.’. Ivo Matias, Exmo. Sr.’. Prefeito e Ir.’. Carlos Serena, Em.’. Antonio Passos e o Vereador e Ir.’. João do Hospital

As cunhadas prestigiando o Ágape

O carneiro e a costela estavam soberbos!

Ato contínuo todos se deslocaram para o Salão de Festas da Loja Maçônica MENSAGEIROS DA LIBERDADE Nº 4040, onde no decorrer da noite, o Exmo Sr.’. CARLOS AMADEU SERENA, Prefeito de Jurua e também Irmão da Ordem, realizou algumas homenagens, seguidas de um saboroso e farto ÁGAPE.

Para a realização das homenagens, o Il.’. Ir.’. SEBASTIÃO PEREIRA, na qualidade de cicerone, convidou as seguintes personalidades maçônicas para vierem à frente das mesas, no Salão de Festas: primeiramente os Veneráveis Mestres das Lojas Mensageiros da Liberdade, Luz do Sol e Estrela da Amazônia, respectivamente os Irmãos DIOU REZENDE, JOÃO EDSON e GLAUBER; prosseguindo, convidou o Pod.’. Ir.’. NILSON ALVES, Dep.’. Federal e o Venerável Ir.’. LUIZ ITO, Deputado Estadual; o Pod.’. Ir.’. JOSÉ MARQUES BONS OLHOS, Secr.’. Est.’. de Entidades Paramaçônicas do GOB-MT; Ductor LUIZ, da APJ; e ainda os Eminentes IIr.’. Delegados Litúrgicos para o Estado de Mato Grosso FELÍCIO IKENO e ANTONIO CARLUCIO, e o Pod.’. Ir.’. IVO MATIAS, oficialmente eleito para o cargo de Grão-Mestre do GOBMT, o Exmo Sr.’. Prefeito, CARLOS AMADEU SERENA, bem como aos homenageados Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA e o Em.’. Ir.’. ANTONIO FRANCISCO DOS PASSOS.

Nas fotos acima o Exmo Sr.’. Prefeito de Jurua fazendo a entrega do Decreto ao Ser.’. Ir.’. Grande Regente

O Ser.’. Ir.’. Juliano Braga 33º fazendo os agradecimentos pela homenagem recebida por ele e extensiva a sua comitiva


Primeiramente ao Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA, que recebeu cópia do Decreto Municipal que Declarou HÓSPEDE OFICIAL DO MUNICIPIO DE JURUA, NOS DIAS 21 E 22 DE MARÇO, o Ser.’. Irmão e a Comitiva que o acompanha (os SSer.’. IIr.’. CESAR DOURADO 33º e TERUO MIZUNO 33º).

Em seguida foi homenageado pelo Exmo. Sr. Prefeito do Município de Jurua, o Em.’. Ir.’. ANTONIO FRANCISCO DOS PASSOS, Grão Mestre do GOB-MT, que foi agraciado com um Diploma concedido pelo Poder Legislativo Municipal de Jurua, que lhe conferiu o Título Distintivo de CIDADÃO JUARENSE. O Eminente Ir.’. agradeceu pela homenagem, e disse ter ficado muito sensibilizado pela honra que lhe foi concedida.

Finda as homenagens teve inicio ao jantar, e o desenrolar de uma noite agradável, fraterna e festiva.

Ao final da noite, regressamos ao hotel, já com saudades dos amigos e Irmãos de Juara, e com a foto acima, estampando muita alegria e fraternidade encerramos esta postagem.

Na manha do dias seguinte, dia 23 de março, rumamos em direção ao Or.’. de Tangará da Serra, distante aproximadamente 500 km de Jurua. Até Breve !


por Ir:. Cesar Daniel Dourado

Fonte: Supremo Conclave do Brasil

Últimas notícias

Palavra do Grão-Mestre

Boletim Disponível na Área Restrita