× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE

02/05/2023

Caríssimos irmãos:


Findo o período eleitoral para o Grão-mestrado Geral e dos Grão-Mestres Estaduais, o egrégio Tribunal Eleitoral do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, presidido pelo Ir. Ademir César Franco emitiu Edital Eleitoral no01/2023, encerrando o processo eleitoral no GOB-MT, proclamando o Ir. Valmiro Antonio Pinheiro da Silva, CIM no145.041, como Grão- Mestre Estadual e o Ir. Luiz Aurélio Boggi, CIM no 212.232, como Grão-Mestre Estadual Adjunto.


Assim, já está designada a Diplomação dos irmãos eleitos, para o dia 16 de junho de 2023, às 19:00 horas, no Plenário do Tribunal Eleitoral do GOB-MT, Palácio da Concórdia e a posse, no dia 17 de junho, perante a nova Assembléia Estadual a ser eleita, hoje presidida pelo Ir. Jean Stelatto, com grande Confraternização, no mesmo dia, às 21:00 horas no Buffet Alfa Ville, por adesão e co-participação do GOB-MT.


ATENÇÃO: reservas de convites limitados podem ser feitas através do telefone fixo do GOB-MT 65-3641-0540 ou Celular 65-999971788, com a secretária Nádiva.


De outra parte, os irmãos Ademir Cândido e Adalberto Eyng, respectivamente, Grão Mestre Geral do GOB e Grão-Mestre Geral Adjunto, foram diplomados dia 20/abril, às 19:30 horas, no egrégio Superior Tribunal Eleitoral do Grande Oriente do Brasil e serão empossados dia 24 de junho, sábado de manhã, na Suprema Assembléia Federal Legislativa do GOB em Brasília-DF.


Meus amados IIr.


Outro evento não menos importante neste mês, são as eleições de diretoria, no âmbito das Lojas federadas ao GOB e jurisdicionadas ao GOB-MT, cujos mandatos estão findando-se, bem como, a critério de cada Loja, a eleição para Deputados Federais e Estaduais.


Referida eleição está prevista no Código Eleitoral Maçônico e regulamentada pela Resolução 02/2023 do STEM- GOB, amplamente divulgada, dispondo sobre as eleições para administração de Lojas, Oradores ou membros do Ministério Público e Deputados Federais e Estaduais das Lojas Federadas ao Grande Oriente do Brasil, disponível no Boletim e no portal do GOB-MT.


Pedimos especial atenção dos Veneráveis Mestres e diretorias das Lojas, para as disposições legais do Código Eleitoral Maçônico e, em particular, da recém editada Resolução no002/2023, do STEM/GOB - Superior Tribunal Eleitoral Maçônico do GOB, amplamente divulgada no Boletim, site do GOB-MT e mídias sociais. Ressaltamos que, consoante artigo 1o, as eleições dar-se-ão no mês de maio e posses no mês de junho do mesmo ano, cuja sessão eleitoral deve ocorrer com antecedência mínima de 15 dias, através de Edital afixado na S. ́. PP. ́.PP. ́. .


Aos Veneráveis, em particular, não é demais lembrar quanto ao Juramento e Compromisso firmado, quando de suas respectivas posses, de cumprir e fazer cumprir as Constituições, Leis e Decretos, cumprindo os deveres para o período para o qual foram eleitos, até que, legalmente credenciados, sejam instalados e empossados seus sucessores, cumprindo fiel e conscientemente os deveres, como guia dos irmãos.


Meus prezados irmãos: somos homens livres e de bons costumes, comprometidos e compromissados com nossos ideais, com nossas Lojas e com o Grande Oriente do Brasil. Vamos portanto unir esforços com a diretoria das Lojas para que, a exemplo do pleito de Grãos Mestres, tenhamos também no âmbito das Oficinas jurisdicionadas uma eleição fraterna e solidária, justa e perfeita, para a glória e prosperidade da Maçonaria Universal.


Ivo Matias

Grão-Mestre – GOB-MT


Boletim Disponível na Área Restrita