Caríssimos irmãos:
Considerando ser oportuna a permanente importância do conteúdo desta mensagem, julgo salutar que seja renovada nesta ocasião em que nossas Lojas retomam as nossas Sessões Maçônicas presenciais.
Uma importante observação regimental para as Oficinas é a ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DAS LOJAS JURISDICIONADAS. Nosso irmão Irley Pinheiro, Poderoso Secretário da Guarda dos Selos tem feito e aqui ratifico esse apelo aos gestores das Lojas, a fim de que dediquem especial atenção para esta indispensável providência de remessa do QUADRO DE OBREIROS das Oficinas para a regularidade jurídica.
Auguramos a todos, que retornemos aos trabalhos maçônicos, com o máximo de força e vigor, mantendo assim o nosso comprometimento institucional.
Dia 26 de novembro de 2022 tivemos o privilégio de assistir mais uma Sessão de Admissão de sete novos membros do Núcleo Liberdade e Progresso da Ação Paramaçônica Juvenil de Cuiabá e, no dia 03 de dezembro de 2022, a Sessão de Admissão e Posse do Núcleo da APJ Marcos Vinicius Luchesi, de Pontes e Lacerda.
Atento às extraordinárias leituras do Ritual das Sessões, criado por uma das mais brilhantes mentes maçônicas do GOB, nosso ilustre irmão Adison do Amaral, encontramos importantes lições que, por serem muito atuais e pertinentes, trago à reflexão.
Na sessão, desde sua abertura é feito um chamamento à prática do amor, ao proclamar: Que o amor possa ser o traço de união entre as diversidades do nosso povo. Que os povos do mundo possam reconhecer no Amor, a presença de Deus, amando uns aos outros.
Ao findar a oração inicial, é feita uma invocação a Deus Onipotente para que proteja a humanidade e os dirigentes da Maçonaria Universal, especialmente a Maçonaria Brasileira, a fim de que todos realizemos as boas obras para as quais fomos criados.
Proclamam inclusive, para tanto, a união do amor fraternal, ao afirmar: Sabemos que não há corrente mais forte do que seu elo mais fraco; fortalecei-nos!
Ao findar os trabalhos nos chama a atenção, ao advertir quanto aos conspiradores contra a Pátria, a Ordem e a sociedade em geral, ao anunciar, verbis:
Cuidemo-nos, porém, com maior atenção, dos vendilhões da Pátria, na certeza de que o pior inimigo é o que está dentro da fortaleza.
Meus irmãos, a conspiração, especialmente em desfavor de irmãos, revela-se uma manifesta ingratidão que desonra o sentimento do amor fraternal que deve reinar, especialmente em nossa Fraternidade Maçônica.
A conspiração é irmã gêmea da ingratidão. O Maçom que crê no SADU e é livre, tem compromisso inarredável com a moral e a ética; ou seja, os bons costumes. De nada valerá crer em Deus e ter liberdade, se não for apóstolo da justiça, da verdade e dos bons costumes.
A propósito, como já dissemos em Palavra pretérita: Infeliz daquele que conspira contra seu irmão; este, já conspirou contra si mesmo. O Olho Onividente do SADU tudo vê, tudo percebe, invisível aos nossos olhos.
Portanto, meus irmãos, neste momento de decisivas e determinantes ações em nossas vidas, não podemos transigir com o erro, com a fraude criminosa e afronta à Constituição Federal, ao direito de manifestação, à liberdade e às nossas Leis particulares.
Não podemos violar nossos juramentos, ser omissos e admitir apologia ao engodo, à desonra da Nação, que amanhã pode ser escravizada por governantes apátridas, despidos de princípios mínimos de cidadania republicana.
Por fim meus irmãos encontramos ao final da sessão Apejotista belos ensinamentos que nos inspiram, a começar pela fé que devemos ter como cidadãos de bem, no futuro de nossa Pátria que merece estar nas mãos de pessoas justas e verdadeiras.
Que nossas palavras não agridam, não firam, não caluniem, não difamem e que de nossas palavras sejam sempre instrumentos de paz, harmonia e concórdia. Que tenhamos caridade e bondade de coração pelo sofrimento dos menos favorecidos, diminuindo as desigualdades.
Que nossas mãos sejam sempre limpas e justas sejam as nossas ações. No exercício da introspeção observemos nossos erros e defeitos, para que possamos exercer a virtude da tolerância e da paciência, nos colocando no lugar do outro, deixando de sermos intransigentes e incompreensíveis.
Por fim, que o Amor Fraternal seja abundante em nossos corações e possa ser partilhado com todos, em prol de nossa missão maior de tornar o mundo mais humano, mais cristão e muito mais feliz.
Não nos esqueçamos de que tudo está em nós mesmos. Vamos manter viva em nossos corações, a chama do amor fraternal e que esta nova oportunidade que nos concede o Supremo Arquiteto do Universo de reiniciar um novo Ano Maçônico, que seja coroada de pleno êxito, para o bem e a felicidade de todos e da Maçonaria Universal.
Ivo Matias
Grão-Mestre GOB-MT