× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE

07/12/2022

Caríssimos irmãos


No sábado(26/11), tivemos o privilégio de assistir mais uma Sessão de Admissão de sete novos membros do Núcleo Liberdade e Progresso da Ação Paramaçônica Juvenil de Cuiabá e, no dia 03/12 a Sessão de Admissão e Posse do Núcleo da APJ Marcos Vinicius Luchesi, de Pontes e Lacerda.

Atento às extraordinárias leituras do Ritual das Sessões, criado por uma das mais brilhantes mentes maçônicas do GOB, nosso ilustre irmão Adison do Amaral, encontramos importantes lições que, por serem muito atuais e pertinentes, trago à reflexão.

Na sessão, desde sua abertura é feito um chamamento à prática do amor, ao proclamar: “Que o amor possa ser o traço de união entre as diversidades do nosso povo. Que os povos do mundo possam reconhecer no Amor, a presença de Deus, “amando uns aos outros”. 

Ao findar a oração inicial, é feita uma invocação a Deus Onipotente para que proteja a humanidade e os dirigentes da Maçonaria Universal, especialmente a Maçonaria Brasileira, a fim de que todos realizemos as boas obras para as quais fomos criados.

Proclamam inclusive, para tanto, a união do amor fraternal, ao afirmar: “Sabemos que não há corrente mais forte do que seu elo mais fraco; fortalecei-nos!”

Ao findar os trabalhos nos chama a atenção, ao advertir quanto aos conspiradores contra a Pátria, a Ordem e a sociedade em geral, ao anunciar, verbis:    

“Cuidemo-nos, porém, com maior atenção, dos vendilhões da Pátria, na certeza de que o pior inimigo é o que está dentro da fortaleza.”

Meus irmãos, a conspiração, especialmente em desfavor de irmãos, revela-se uma manifesta ingratidão que desonra o sentimento do amor fraternal que deve reinar, especialmente em nossa Fraternidade Maçônica.

A conspiração é irmã gêmea da ingratidão. O Maçom que crê no SADU e é livre, tem compromisso inarredável com a moral e a ética; ou seja, os bons costumes. De nada valerá crer em Deus e ter liberdade, se não for apóstolo da justiça, da verdade e dos bons costumes. 

A propósito, como já dissemos em Palavra pretérita: “Infeliz daquele que conspira contra seu irmão; este, já conspirou contra si mesmo.” O Olho Onividente do SADU tudo vê, tudo percebe, invisível aos nossos olhos.

Portanto, meus irmãos, neste momento de decisivas e determinantes ações em nossas vidas, não podemos transigir com o erro, com a fraude criminosa e afronta à Constituição Federal, ao direito de manifestação, à liberdade e às nossas Leis particulares. 

        Não podemos trair nossos juramentos, ser omissos e admitir apologia ao engodo, à desonra da Nação, que amanhã pode ser escravizada por governantes apátridas, despidos de princípios mínimos de cidadania republicana.        

Por fim meus irmãos encontramos ao final da sessão Apejotista belos ensinamentos que nos inspiram, a começar pela fé que devemos ter como cidadãos de bem, no futuro de nossa Pátria que merece estar nas mãos de pessoas justas e verdadeiras. 

Que nossas palavras não agridam, não firam, não caluniem, não difamem e que de nossas palavras sejam sempre instrumentos de paz, harmonia e concórdia. Que tenhamos caridade e bondade de coração pelo sofrimento dos menos favorecidos, diminuindo as desigualdades.

Que nossas mãos sejam sempre limpas e justas sejam as nossas ações. No exercício da introspeção observemos nossos erros e defeitos, para que possamos exercer a virtude da tolerância e da paciência, nos colocando no lugar do outro, deixando de sermos intransigentes e incompreensíveis. 

Por fim, que o Amor Fraternal seja abundante em nossos corações e possa ser partilhado com todos, em prol de nossa missão maior de tornar o mundo mais humano, mais cristão e muito mais feliz.

Em nome do GOB-MT rogamos ao Supremo Arquiteto do Universo que, nos festejos de fim de ano tenhamos todos um Natal Feliz  e que o Novo Ano seja de muita paz, mais próspero para todos e que Deus nos mantenha fraternos, solidários e unidos para sempre!


Ivo Matias

Grão-Mestre GOB-MT

Boletim Disponível na Área Restrita