× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE

28/09/2022

Amados irmãos:


No próximo dia 02 de outubro de 2022, das 07:00 às 16:00 horas, os eleitores brasileiros têm um compromisso cívico de cidadania dos mais relevantes de sua história recente.

A Nação brasileira estará realizando eleições gerais, para escolha de Deputados Federais, Deputados Estaduais, Senadores, Governadores Estaduais e Presidente da República.

Neste instante decisivo da República, para assegurar e renovar os valores fundamentais vigentes, garantidos na Constituição Federal, urge que tenhamos em mente o extraordinário valor de cada voto em particular.

É a isenta apuração dos votos que decidirá nas mãos de quem estará a nossa vida, a liberdade, o respeito à dignidade humana, à convivência familiar e comunitária, o direito à educação e saúde de qualidade, direito à liberdade de expressão, do livre exercício da religiosidade, da livre iniciativa e associação e a proteção ao trabalho digno.

O oposto a qualquer desses valores cristãos e de cidadania, fatalmente nos conduzirá a uma tragédia social desumana com precedentes que se vislumbra inclusive em  Nações antes livres e prósperas, hoje escravizadas pela tirania do regime de seus mandatários. 

A cada pleito eleitoral que se realiza é um aprendizado que nos remete ao passado e nos projeta para o futuro. Daí a extrema responsabilidade que nos compete de saber escolher qual o legado, qual o destino desejamos para os próximos anos e quiçá para as gerações vindouras. Cabe aqui destacar que voto não tem preço, mas tem consequências que podem ser graves e irreversíveis para a Nação  e seu povo.

Conclamamos a todos, especialmente à comunidade Maçônica das Potências Regulares do Estado de Mato Grosso, que tenhamos um juízo crítico e muito racional, optando preferencialmente pelos candidatos Maçons homologados nas convenções partidárias, comprometidos com nossos princípios sagrados da Maçonaria Universal, contemplados inclusive no próprio texto Constitucional pátrio, especialmente a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.

Não é demais advertir que, para o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito recomenda-se a votação consciente completa para todos os cargos eletivos. A omissão à eleição, a anulação do voto ou voto em branco são prejudiciais ao bom e melhor resultado dos eleitos. 

Portanto, cumpri-nos o dever institucional de compelir a todos a uma séria reflexão sobre este ato cívico decisivo para a Nação e seu povo, sabendo que o destino vindouro está em nossas mãos. Os eleitos serão nossos legítimos representantes e estarão agindo e decidindo por todos.

Por fim, esperamos que cada um cumpra com responsabilidade, dignidade e honra o seu dever, para que depois não tenhamos que lamentar e nos submeter aos laços cruéis dos inimigos da Nação e de seu povo.


Ivo Matias

Grão-Mestre GOB-MT

Boletim Disponível na Área Restrita