× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE

03/08/2022

Amados Irmãos:

Como é de nossa tradição maçônica, neste mês de agosto é costume do GOB, GOB-MT, GLEMT, GOE e de nossas Lojas, celebrarmos o Dia Internacional do Maçom(20/agosto).

Depois de mais de dois anos, compelidos que fomos a suprimir nossas sessões presenciais, por conta da COVID-19, aos poucos nossas Lojas e nossos irmãos retomam com força e vigor às nossas ações maçônicas.

Conforme mútuo entendimento com nossas Potências Regulares de Mato Grosso, desta feita retomaremos com muita honra e alegria, nossas Sessões Conjuntas do GOB-MT, GLEMT e GOE, ou seja a Loja Especial PAZ, HARMONIA E CONCÓRDIA, especialmente constituída para a Magna data.

É portanto, com elevado espírito de amor fraternal, que concitamos a todos irmãos a se programarem para as Sessões Especiais alusivas à Semana do Maçom, que tem a seguinte agenda: 

Dia 15 de agosto, segunda-feira, às 20:00 horas, no Templo Nobre do Palácio da Concórdia, GOB-MT, Sessão Especial, a ser presidida pelo Eminente Grão-Mestre do GOB-MT Ivo Matias, com Palestra do Ir. Marco Marrafon, Grande Secretário das Relações Exteriores da GLEMT, sobre o tema “A MAÇONARIA E A DEFESA DA LIBERDADE NA ERA DIGITAL”.

Dia 16 de agosto, terça-feira, às 20:00 horas, no Palácio da Paz, do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, no Templo Nobre, Sessão Especial de Palestra, a ser presidida pelo Soberano Grão-Mestre Gelson Menegatti, a cargo do Ir. Rubens Frans, Past Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, sobre o tema “AUTOPOIESIS DO INICIADO E O QUE VINDES AQUI FAZER.”

Dia 18 de agosto, quinta-feira, às 20:00 horas, no Palácio Harmonia, no Templo Nobre da Grande Loja do Estado de Mato Grosso, Sessão Especial a ser presidia pelo Sereníssimo Grão-Mestre Eleuzino Leão, com Palestra do Ir. Murilo Bianchini, Secretário de Previdência e Assistência Social do GOB-MT, sob o tema “FRATERNIDADE EM TEMPO DE COVID”.

Meus prezados irmãos: neste período de grande esforço dos maçons, na retomada de nossas ações em geral, concitamos a todos que façamos uma profunda reflexão quanto ao nosso JURAMENTO MAÇÔNICO, momento em que definitivamente nos ligamos à Ordem Maçônica pelo laço iniciático inquebrantável, assumindo COMPROMISSO pessoal de vencermos nossas paixões, submetermos nossa vontade e fazer novos progressos na Maçonaria.

Esse comprometimento exige cada vez mais de nós mesmos uma dedicação firme e inabalável, para prosseguirmos nossa jornada em busca do nosso auto-crescimento e aperfeiçoamento moral intelectual e espiritual, que nos conduzirá a um mundo mais fraterno, mais humano e mais feliz para todos; pois todos somos um só.

Por fim, neste sentido, destacamos a afirmação do nosso Soberano Grão Mestre Geral do GOB, Ir. Múcio Bonifácio Guimarães, no último Boletim Semanal do GOB:

                            “Grande é a nossa responsabilidade na representação desta magnífica instituição, que tem em seus 200 anos de história, o protagonismo nas maiores conquistas que os cidadãos brasileiros tiveram neste período. Graças aos nossos princípios basilares e o engajamento das maiores e mais brilhantes mentes pensantes e estrategistas do Brasil, nós Maçons pudemos fazer a diferença na sociedade.”

Ivo Matias

Grão-Mestre GOB-MT

Boletim Disponível na Área Restrita