× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE FEVEREIRO 2022

03/02/2022


Meus caríssimos irmãos:


Neste limiar de um novo Ano Maçônico, o primeiro sentimento que nos envolve é, sem dúvida alguma um apelo, no mais amplo e profundo sentido.


Estamos próximos a completar dois anos de submissão a uma crise pandêmica sem precedentes na história moderna da ciência médica. Nossa Ordem Maçônica, por suas características particulares, por certo terá sido uma das mais afetadas e prejudicadas com a COVID-19 e suas inusitadas variantes.


Conforme declaramos em entrevista (Podcasting) do GOB, na jurisdição do GOB-MT, graças ao empenho extraordinário de nossas Augustas e Respeitáveis Lojas, nos últimos meses, especialmente após o mês de junho/2021, a despeito da Pandemia, foram realizadas sessões Magnas de Iniciação de mais de cinquenta novos e jovens irmãos, além de quinze regularizações de Mestres Maçons, decorrentes da “Campanha Resgate seu Irmão”.


Meus irmãos, conforme destacamos em recente Comunicado, nãos temos nenhuma nova determinação, seja de parte dos órgãos públicos Federais, Estaduais e Municipais, nem tão pouco do GOB ou do GOB-MT que impeça a retomada das Sessões Maçônicas presenciais.


            Compete pois aos Veneráveis Mestres e suas respectivas diretorias mobilizar os irmãos, convocando-os regularmente para as sessões da Oficina, respeitando-se por óbvio, a liberdade individual de cada irmão e a relativa soberania da Loja. Ou seja, havendo quorum regimental, a sessão deve ser realizada, mediante a rigorosa e estrita observação dos cuidados de bio-segurança recomendados pelas autoridades e de amplo domínio público.

Por outro lado, não havendo quorum regimental e, por conseguinte, não havendo sessão, deve ser colhida a assinatura dos irmãos presentes para o respectivo controle. Não é recomendável o puro e simples cancelamento de sessão maçônica, sem decisão formal da Loja e à revelia dos irmãos do quadro, ainda que, por força da Pandemia. Lembrando que a consulta, neste caso, excepcionalmente poderá ser feita, não por Sessão Maçônica, mas por Reunião Administrativa de vídeo conferência previamente convocada e mediante Ata da Reunião.


Meus irmãos: este será certamente um ano de suma importância para a família Maçônica Gobiana que, através de vários e importantes eventos estaremos comemorando, ao longo de 2022, o Bicentenário de fundação do Grande Oriente do Brasil, a mais antiga entidade privada da Nação e, seguramente a maior Potência Maçônica da América Latina.


A pedido e por deferência do Soberano Grão Mestre Geral Ir. Múcio Bonifácio, o GOB-MT estará sediando a comemoração dos 200 anos do GOB em Cuiabá, no próximo dia 21 de maio(sábado), com uma Celebração em memória do ilustre brasileiro Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.


Uma Comissão Especial está sendo composta para que, com a participação do GOB-MS possamos realizar um evento digno da Magna comemoração dos 200 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil, em homenagem póstuma àquele que foi o pioneiro na conquista e desbravamento do solo Pátrio.


É inevitável e nem demais lembrarmos os irmãos de que, este será um ano de outros eventos da mais alta relevância política profana e maçônica. Em outubro teremos eleições gerais de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual, a exceção de Prefeito e Vereadores.


No âmbito Maçônico, no mês de novembro/2022 iniciam-se as inscrições de Chapas para eleição de Grão-Mestre Geral e Adjunto do GOB e Grão-Mestre Estadual e Adjunto do GOB-MT, cujas eleições estão previstas para o mês de Maio/2023 e posse em junho/2023.


Assim, meus caríssimos irmãos, convocamos todos obreiros úteis e dedicados, para que façamos mais um grande esforço concentrado, visando manter nossa máxima auto-estima em busca da retomada de nossas sessões e demais atividades maçônicas, rogando ao Supremo Arquiteto do Universo que nos dê força, saúde e muita disposição para seguirmos em frente e para o alto, com muita fé e esperança de que tenhamos uma ano feliz, próspero e profícuo de realizações.


           A todos nosso TFA!



Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

 

GOB-MT COM VOCÊ – 35 ANOS


Boletim Disponível na Área Restrita