× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE NOVEMBRO DE 2021

07/12/2021

Meus caríssimos irmãos:

A despeito de adversidades e contra tempos de toda sorte, estamos caminhando para o desfecho de mais um ano de luta, muito aprendizado e novas experiências.

Graças ao SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO e ao elevado espírito de luta e determinação de destemidos obreiros, rendemos graças por termos sobrevivido à Pandemia, seus efeitos colaterais, sequelas e outras tantas mazelas, mantendo viva e pujante nossa gloriosa Maçonaria.

Neste sentido é digno de registro a recente e pronta decisão do Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Irmão Múcio Bonifácio, de realizar, entre os dias 18/20 do mês de novembro, a Suprema Congregação, reunindo todos os Grãos Mestrados Estaduais, Grão-Mestre Geral Adjunto, Secretários Gerais, Ministros do STFM, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa, Procurador Geral do GOB, Grãos Mestres Estaduais Adjuntos, na sede do GOB em Brasília-DF.

O tema principal, dentre vários outros não menos importantes foi entorno da meta "MUDAR PARA CRESCER". Nesta temática foram abortados e debatidos os caminhos para uma renovação estruturada para crescimento com qualidade do quadro de obreiros do Grande Oriente do Brasil e demais seguimentos da administração.

Foram expostas aos Grãos Mestres e demais participantes, perspectivas de dinamização e atuação da Secretaria Geral de Previdência e Assistência do GOB, bem como a implementação do UNIGOB, como Centro de Excelência Educacional para capacitar e aprimorar a família maçônica em geral.

Estão disponibilizados no portal do GOB e apresentados aos Grãos Mestres, um Guia completo para visitação Maçônica no exterior, através da Secretaria Geral de Relações Exteriores, bem como completa exposição pela Secretaria Geral de Finanças, quanto à modernização, agilidade e transparência no setor financeiro do Grande Oriente do Brasil.

Tema de suma importância amplamente debatido, refere-se ao uso irregular ou impróprio das Redes Sociais no ambiente maçônico e suas consequências. Tema este que será objeto de regulamentação legal no âmbito da Federação. Novas ferramentas para contribuir no crescimento, através do novo sistema de iniciação de candidatos, além da redução de prazos já introduzida na legislação.

O Soberano Irmão Múcio Bonifácio fez ampla exposição das faixas etárias e evolução dos quadros dos Orientes Estaduais, obreiros das Lojas e a evolução do quadro de gerações maçônicas, visando aspectos para atitude inovadora para um novo porvir de nossa Potência Maçônica. No particular, o GOB-MT destacou-se pelo expressivo crescimento, mormente à partir de maio, especialmente no segundo semestre, período em que foram efetivadas 12 regularizações de maçons (Campanha Resgate seu Irmão) e mais 75 iniciações; ou seja, um acréscimo de mais 87 irmãos somente nos últimos seis meses, além de várias elevações de Companheiros e exaltações de Mestres Maçons.

Especial atenção foi direcionada às entidades Paramaçônicas, especialmente à APJ - Ação Paramaçônica Juvenil e à Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, inclusive com inovações para o aprimoramento educacional e cultural da família maçônica em geral, como entidades eminentemente Gobianas, potenciais elos de fortalecimento da Ordem.

Devemos registrar que, nesta edição de 2021 da Suprema Congregação participaram diretamente do evento em todos seus temas, além deste Grão-Mestre, nosso Grão-Mestre Estadual Adjunto, Irmão Valmiro Pinheiro; a Presidente da FRAFEM-MT Marisa Martins Matias; as Secretárias Daisy Isnenghi e Vera Mendonça, as quais participaram de especial programação da FRAFEM, voltada para o crescimento do número de unidades destas instituições nas Lojas e as ações sociais da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul.

Meus amados irmãos: nesta que é a mensagem que antecede o recesso e, por conseguinte os festejos do Natal e Ano Novo, aproveitamos o ensejo para externar, em nome do GOB-MT, nossos votos de que todos tenhamos um Natal feliz e um Ano Novo pleno de saúde, paz e prosperidade, sob a bênçãos do Supremo Arquiteto do Universo. Um Tríplice Fraternal Abraço a todos.


Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

 

GOB-MT COM VOCÊ – 35 ANOS

Boletim Disponível na Área Restrita