× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE OUTUBRO DE 2021

05/11/2021

Meus prezados irmãos

Inspirados nos princípios inarredáveis de nossa Ordem, de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, atravessamos ainda tempos de muita nebulosidade, mas sem perder de vista a esperança que se descortina no horizonte de um novo porvir.

A Maçonaria do Grande Oriente do Brasil, com a participação direta e indispensável dos Grandes Orientes Estaduais e suas respectivas Lojas preparam com muito carinho e espero as comemorações no próximo ano, da celebração dos 200 anos de fundação do GOB.

Relevante registrar que somos a quarta instituição mais antiga da Nação, sendo a primeira não vinculada ao Estado, já que, as três primeiras são as Estatais: Casa da Moeda, os Correios e o Banco do Brasil.

Portanto, se por um lado temos um legado que se confunde com a própria história do Brasil, que muito nos honra e dignifica; de outra parte, herdamos uma responsabilidade ainda maior de prepararmos nossa sacrossanta instituição para novos tempos que nos desafiam.

É preciso resistir ao negativismo. Ignorar os derrotistas. Somos seres nascidos para o bem, para a positividade da vida. Os registros de nossas ações, inclusive e em particular os de natureza beneficente indicam a magna importância social da missão Maçônica.

Nosso patrimônio humano é de extrema qualificação e nosso compromisso é o de servir à Pátria e a humanidade, ainda que com as características e limitações pessoais de cada irmão. Importante destacar o importante papel das Augustas e Respeitáveis Oficinas Maçônicas, as quais devem se preocupar em manter elevado os feitos e a memória histórica das Augustas e Respeitáveis Lojas.

Costumo afirmar que nós temos a Maçonaria que desejamos, posto que, somos nós próprios, seus obreiros que a edificamos. Compete pois a nós mesmos mantermos o mais elevado possível esta grande obra do Supremo Arquiteto do Universo, a Maçonaria Universal.

Neste período em que comemoramos com muita honra nosso 35º aniversário, não apenas com um único evento de grande aglomeração, mas com uma série de celebrações junto com as Lojas, desejo exortar nossas Oficinas e nossos irmãos, para que mantenhamos nossa auto estima mais elevada possível, com muita fé e confiança na providência Divina do Supremo Arquiteto do Universo.

É imprescindível insistir e persistir em nossas metas e propósitos voltados principalmente para o bem comum. Segamos em frente na prática de nossas virtudes, cuidando de si mesmo, mantendo uma vida saudável e certamente colheremos bons frutos.

Diz a filosofia, que a vida é como uma escada e cada degrau é diferente do outro. Uns são de atribulações, ódio e outros de paciência; em alguns encontramos a paz, o amor e o carinho.

Não sei em qual degrau o irmão está no momento; talvez tenha parado nele. Mas, é importante saber que, por mais difícil que ele seja, continue subindo e não se esqueça: deixe que o SADU segure suas mãos, porque Ele lhe conduzirá a degraus tão altos que você nunca viu ou se quer imaginou.


Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita