× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE SETEMBRO DE 2021

05/10/2021

Meus prezados Irmãos

Temos a grata satisfação de poder afiançar a todos nossos irmãos, que estamos realmente vivenciando novos e bons tempos no Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso.

No convívio dioturno com nossas noventa e sete oficinas espalhadas por este continental e progressista Estado, constatamos que, com muita  segurança, ainda que, com as cautelas naturais e com as experiências acumuladas da Pandemia, aos poucos vamos retomando aos  trabalhos presenciais indispensáveis à boa condução de nossa Ordem.

Neste mês de outubro queremos registrar com muita honra para o GOB-MT, a passagem de nossos 35 anos de fundação no dia 16. Mesmo sem grandes aglomerações ainda, estamos comemorando esta relevante data, com diversas atividades maçônicas em conjunto com as Lojas.

Digno de registro, o ambiente fraterno, solidário, independente e harmonioso que reina entre nossos Poderes constituídos, nos assegurando plenas condições de trabalho em prol do desenvolvimento das Lojas, dos nossos princípios e preceitos Maçônicos.

Quero louvar e enaltecer o extraordinário esforço e empenho de nossas Lojas e dos irmãos que, após a eleição e posse das novas diretorias, não tem medido esforços para a retomada das atividades com toda força e vigor.

Meus irmãos: como disse nosso ilustre Irmão Abraham Lincoln(16º Presidente dos Estados Unidos): “A mais sublime de todas as instituições é a Maçonaria, porque prega a luta pela fraternidade, que cultiva com devotamento; porque pratica a tolerância, porque deseja a humanidade integrada em uma só família, cujos seres estejam unidos pelo amor, dominados pelo desejo de contribuir para o bem do próximo. É uma honra para mim, ser maçom”.

Nós iniciados compomos um seleto e pequeno grupo de privilegiados(o último informe diz que somos menos de 01% da população masculina do mundo). Precisamos portanto, dar valor a esta oportunidade, nos preparando o máximo possível para nos transformarmos realmente em líderes sociais por excelência, de modo a contribuir com nossa família, com a sociedade e com a Nação Brasileira.

A despeito das adversidades, vivemos um momento muito oportuno para aqueles que receberam a Luz da iniciação. Não é demais lembrar, a grandeza e seriedade do compromisso de aliança e juramento prestados. O Maçom tem o dever de consagrar sua vida em prol do bem comum, combatendo a injustiça, a opressão, a ignorância, o obscurantismo, o erro e ser um cidadão prestante, servidor da família, da Ordem e da Pátria.

Não é portanto uma missão fácil, mormente nos dias atuais. Para tanto, é imprescindível extinguir nossas paixões, os vícios e preconceitos mundanos, buscando uma autêntica regeneração em busca da virtude e da sabedoria.

O primordial dever do maçom consigo mesmo é o seu auto aprimoramento moral e espiritual. É preciso para tanto, ser estudioso, virtuoso, verdadeiro e firme neste longo aprendizado, buscando conhecer, compreender e absorver profundamente nossos augustos mistérios.

Creio que, com esta verdadeira provação da Pandemia, algumas reflexões devemos fazer, para ao menos minorar as consequências e sequelas da COVID-19. Aprendemos que, cuidando de nós mesmos, cuidamos também do próximo. Ou seja, fomos instigados a pensar no outro, especialmente os mais humildes e menos favorecidos.

Meus irmãos! Respeitemos nosso próximo. Estendamos a mão da fraternidade aos necessitados. O Maçom jamais pode conspirar contra seu irmão. Se o fizer, já conspirou e prevaricou contra si mesmo e, as consequências são graves; às vezes tardam, mas não falham. Cuidemos da semeação, pois a colheita virá.

Tenhamos absoluto comprometimento com nosso juramento e nossa missão, a fim de que sejamos efetivos na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.


Ivo Matias

Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita