× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE AGOSTO DE 2021

30/08/2021

Prezados irmãos

Neste momento de extremo turbilhão de movimentos políticos e sociais da Nação, a Maçonaria Brasileira não poderia se omitir, como aliás, todos sabemos, jamais se omitiu em tempo algum ao clamor do povo.
Assim, nosso pronunciamento desta feita está em absoluta sintonia e solidariedade às declarações públicas do nosso Soberano Grão Mestre Geral, Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, veiculadas no Boletim Oficial nº 28, de 12/julho/2021, das quais extraímos relevantes orientações à comunidade maçônica Gobiana, ao afirmar:

“Nós Maçons Gobianos, agentes da boa vontade e amantes da verdade e da sabedoria, temos o dever de buscar entendimentos e compreender o atual momento pelo qual passamos no Brasil. Estamos com instabilidades política, sanitária e econômica sem precedentes em nossa Nação e é especialmente perceptível a ruptura do equilíbrio institucional entre os poderes da República. Sem avançar neste momento para apontar causas ou culpados, cabe-nos enquanto cidadãos diferenciados e líderes natos na sociedade reconhecer este estado de fato, para buscar a conscientização do equilíbrio, a pacificação da população e das causas observadas desta instabilidade.

Em meio a tantos ataques de grupos políticos, percebemos a dificuldade em evoluir com políticas públicas em favor do Brasil e da nossa população, com vulnerabilidade sócio-econômica. Ou seja, a Nação sofre. Sabemos que diante de todos os aspectos políticos momentâneos que vivemos, será necessário um debate mais amplo e organizado pela sociedade para trazer estabilidade à Nação.

A Maçonaria é e sempre foi protagonista nos debates e fortalecimento e proteção do Estado. Por isso, temos a obrigatoriedade de liderar em nossas comunidades, em nossas empresas, municípios e Estados, fazendo um chamamento às demais lideranças e entidades para um debate mais amplo e resolutivo sobre o que ocorre em nosso Brasil.

Não há poder maior do que o da sociedade organizada e é nesse poder imensurável que emana do povo, que depositamos a confiança, quando os Poderes Constituídos da República estão em rota de colisão e desgaste com o público. Muitos acreditam que apenas passeatas a favor deste grupo ou daquele se resolve. Porém, não é o afastamento deste ou fechamento daquele que haverá resolução nos conflitos e o favorecimento da sociedade.

Chegou a hora de envolver toda a sociedade organizada, por meio da Maçonaria, do comércio, da indústria, da Igreja e denominações religiosas, do setor de serviços, das entidades de classe, sindicatos, associações, políticos e militares para um grande debate voltado a realmente fortalecer o Brasil e trazer estabilidade e proteção à toda população.

Maçons, é o momento de movimentar nossas comunidades, é o momento de colocar em prática nossa liderança e os ensinamentos da nossa Ordem! Sempre atentos, vamos em frente meus irmãos e família Maçônica, o Brasil clama por nossa liderança! Esse é o GOB junto de você!”

Inspirados nas sábias observações do nosso Soberano Grão Mestre Múcio Bonifácio, é importante lembrar, que a Maçonaria somos todos nós iniciados e preparados para exercermos na plenitude a nossa cidadania. Nossos princípios, fulcrados desde nossos antigos Land Marks até nossa Constituição Maçônica, não se coadunam com o arbítrio, com o cerceamento à liberdade, com ameaças à democracia, à Constituição da República, com a revoltante corrupção, com os privilégios de poucos e principalmente com a injustiça social em desfavor de muitos irmãos brasileiros.

Meus amados irmãos: vamos exercer nosso poder de liderança; desde o meio dia à meia noite, sejamos vigilantes; estejamos fortes e unidos na proteção de nossa Pátria, da família e de nossos irmãos. Rogamos ao Supremo Arquiteto do Universo que a todos nos ilumine e guarde e, que reine a paz, a esperança e a prosperidade para todos.

Ivo Matias

Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita