× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE MARÇO DE 2021

08/04/2021

Meus Prezados Irmãos.

Completou-se um ano desde a suspensão das sessões presenciais em nossas ARLSs, pelo Decreto no. 02, de 17 de março de 2020.

E, por incrível que pareça, nossa Suprema Corte Constitucional ainda discute entre seus ilustres membros se podemos ou não reunir em nossos templos.

Por outro lado, como se sabe, no âmbito do Grande Oriente do Brasil, Poder Central, os Orientes Estaduais e suas respectivas Lojas, face as peculiaridades próprias tiveram autonomia para tomar suas próprias decisões.

Aprendemos desta forma a realizar com razoável sucesso, reuniões virtuais, de cunho Cultural, Administrativo e Filosófico.

Ocorre que, mais recentemente, por conta do agravamento da Pandemia, o governo estadual Decretou o chamado lockdowm e novamente inviabilizou-se a realização de nossas sessões presenciais.

A despeito disso, a bem da verdade, a triste e dura realidade é que, continuamos perdendo amados irmãos, familiares e amigos.

Neste mês deflagrou-se o processo eleitoral no âmbito das ARLSs. Inevitável este ato já que, como sabemos, os mandatos das diretorias de Lojas em 2020 foram prorrogados pelo GOB.
Quanto a este ato eleitoral devemos esclarecer que, é de competência de ofício do STEM - Superior Tribunal Eleitoral Maçônico do GOB e, no âmbito estadual, do Egrégio TEM - Tribunal Eleitoral Maçônico do GOB-MT, aos quais cabe a organização das eleições. Destacamos neste ponto, a edição da Resolução 01/2021 do STEM do GOB, já amplamente divulgado.

Conclamamos a todos que de uma ou outra forma estejam envolvidos com a presente eleição, que organizem com a devida antecedência a Sessão Eleitoral.

Quaisquer dúvidas e esclarecimentos adicionais, não hesitem em contatar com o Irmão Ademyr César Franco, Presidente do TEM do GOB-MT.

Meus caros Irmãos.

Nesta Semana Santa é um momento único para que façamos uma profunda reflexão, visando pessoalmente nossa regeneração e contribuirmos para um mundo mais saudável, mais humano e mais feliz.

O símbolo da Páscoa, ao contrário do que se pode imaginar, não é em hipótese alguma o coelhinho, nem tão pouco os saborosos ovos de Páscoa, mas sim o Cordeiro Pascal imolado.

Para nós cristãos, o cordeiro, animal de estimação era oferecido como sacrifício, em memória da crucificação de Cristo, que deu sua própria vida para salvar a humanidade.

Neste momento de enfrentamento à Pandemia jamais vista na era moderna devemos buscar com muita fé e esperança, nossa renovação interior.

Imbuídos deste espírito de renovação e regeneração esperamos que nossas vidas renasçam plenas de muita paz, muita saúde, muita amizade e amor fraternal.

Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita