× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE FEVEREIRO DE 2021

04/03/2021

Meus caríssimos irmãos! 

Estamos às vésperas de completar um ano desde que, por força da Pandemia/Covid-19, fomos todos compelidos a suspender nossos trabalhos presenciais em Loja e fora dela. Pouquíssimas instituições foram tão gravemente atingidas pelos malefícios desta terrível praga.

Nem por isso nos abatemos. Motivados pelo Grão Mestre Geral, nosso Irmão Múcio Bonifácio e seu Adjunto, Irmão Ademir Cândido avançamos muito no aprendizado, através das vídeos conferências, que tornaram-se uma opção a mais, para mantermos nossa fraternidade unida, ativa e laboriosa. A exemplo do Poder Central, o GOB-MT, através das Secretarias de Educação, Cultura e Orientação Ritualística e de várias Lojas Simbólicas realizaram e continuam a realizar excelentes sessões, reuniões e conferências virtuais e até mesmo algumas sessões presenciais.

Neste sentido, compreendendo que este é sem dúvida um caminho sem volta a ser trilhado, estamos preparando Projeto de Lei a ser encaminhado à apreciação da PAEL, instituindo o EMAD – Ensino Maçônico à Distância do GOB-MT. Uma sala destinada ao uso das Secretarias e dos Irmãos em geral está pronta para ser amplamente utilizada, inclusive dotada de moderna tecnologia de ensino à distância.

Ações conjuntas do GOB-MT, com as Potências regulares co-irmãs GLEMT e GOE estão sendo criteriosamente preparadas no setor de beneficência envolvendo toda a fraternidade maçônica e a sociedade em geral. Cumprindo proposta da atual gestão do GOB-MT, com as novas diretorias da GLEMT e GOE está sendo preparado um novo tratado das três Potências Regulares de Mato Grosso, visando avançarmos em diversos setores da Ordem, inclusive quanto ao rígido controle de proposituras de candidatos à Ordem, filiações, regularizações, etc.; considerando-se inclusive a recente LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados.

Em recente reunião administrativa presencial com titulares das Secretarias do GOB-MT, foram traçadas as metas acima e diversas outras para o ano em curso, tendo em vista inclusive a proximidade das eleições de diretoria das Lojas, da PAEL e da SAFL.

É neste passageiro momento de grave adversidade, que precisamos, mais que nunca, elevarmos cada vez mais nossa grandeza de espírito cristão, confiando sobretudo na benção e proteção do Supremo Arquiteto do Universo. Não se olvidando jamais dos indispensáveis cuidados de profilaxia, para proteção pessoal e o natural cuidado e respeito com o próximo, posto que, todos somos um só neste macro universo cósmico.

Suplicamos aos irmãos e a toda família maçônica em geral, que sejamos fortes e unidos, para que possamos fazer de fato a diferença na sociedade, como protagonistas de um mundo mais feliz, mais humano e mais cristão. TFA a todos!


Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita