× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

RETORNO ÀS SESSÕES?

03/08/2020

Meus amados irmãos!

São tantas idas e vindas; informações, contra informações, decisões, recursos, leis, decretos, resoluções, fake news, etc..., que nos deixam atordoados.

Nossa palavra desta feita, ainda sob forte clamor dos irmãos, por conta da teimosa pandemia, é no sentido de que nos mantenhamos com fé, bom senso, equilíbrio, respeito às normas gerais, os cuidados profiláticos, em defesa da saúde, da vida e do bem comum.

O Grande Oriente do Brasil, sob a liderança do Soberano Grão Mestre Geral, Irmão Múcio Bonifácio, após reunião da Suprema Congregação, com todos Grãos Mestres Estaduais, editou Circular Conjunta com a SAFL, STFM e MPFM nº001, de 22 de julho de 2020, de ampla divulgação.

Referida Circular não obriga as Lojas e os irmãos ao retorno das sessões maçônicas presenciais à partir de 17 de agosto vindouro. Apenas e tão somente regulamenta os trabalhos, caso a Oficina, através de seus membros decida de forma autônoma, se realizará ou não sessões presenciais até 30 de outubro de 2020(Lei Federal nº14.010, de 14/junho/2020).

Relevante observar-se que, no período supra, não serão computadas eventuais faltas, sem prejuízo portanto aos direitos inerentes do obreiro regular. Após 30 de outubro, na hipótese de não ocorrer fatos novos de gravidade pandêmica e força maior prevista em Lei, somente neste caso, voltará a prevalecer a vigência normal da legislação maçônica pré Pandemia COVID-19.

O Grande Oriente do Brasil, como entidade federada e os Grãos Mestrados Estaduais jurisdicionados, para dar cumprimento aos compromissos de ofício da gestão, não podem permanecer indefinidamente inertes, mormente na iminência de recesso, logo após a data de 30 de outubro vindouro.

A propósito, oportuno notar-se que o GOB-RS e algumas Lojas do GOB-RJ retornaram às sessões há alguns dias.

No âmbito do GOB-MT acabamos de editar e publicar o Decreto nº08/2020, mantendo suspensas as sessões presenciais até dia 15/8 vindouro, por força das normas legais que vedam eventos de aglomeração social, inclusive particulares.

Ademais, como é de domínio público, segundo as últimas estatísticas, os índices estaduais da Pandemia oscilam entre estabilidade e alto grau de risco, impondo extremo cuidado com a quarentena social e profilaxia sanitária de saúde pública.

Por fim, meus irmãos, esclarecemos que, na vigência e, autorizado pelo Decreto Estadual nº573/2020, o expediente presencial do GOB-MT, sem prejuízo do atendimento eletrônico sempre disponível, está em pleno atendimento às 2ª, 4ª e sextas-feiras, no período vespertino.

Encarecemos a todos irmãos que, caso tenham quaisquer dúvidas entrem em contato com a administração, seja através do Grão-Mestre ou qualquer dos Secretários. Estamos sempre à disposição para servir o GOB-MT e a todos irmãos.

Conclamamos aos irmãos que, neste momento de pandemia que nos aflige a todos, que tenhamos sabedoria, força, beleza e muito discernimento para agirmos como maçons virtuosos, servidores da Ordem, da Pátria, da família e da humanidade. TFA, meus irmãos!


Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso


Boletim Disponível na Área Restrita