× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE 05 DE JANEIRO DE 2020

07/02/2020

Caríssimos irmãos.

No limiar do Ano Maçônico/2020, gostaríamos de saudar a todos com uma mensagem de muita fé e esperança na vivência de um novo ano de muitas realizações e importantes conquistas para nossa sagrada instituição e sobretudo para nossos Irmãos, familiares e amigos.

É visível no âmbito geral que estamos iniciando um novo período, em um momento de grandes e profundas transformações. Em nossa nação brasileira, a despeito dos entraves para superar as várias e importantes reformas políticas e sociais, descortina-se no horizonte do amanhecer, novas e únicas oportunidades de realização e superação.

Tivemos a grata satisfação de ouvir do Soberano Grão Mestre Geral, Ir. Mucio Bonifácio, na apresentação de minuciosa pesquisa na abertura oficial do Ano Maçônico/2020, dia 19/janeiro em Teresina-PI, a constatação do contínuo e ascendente progresso de nossa Potência no Estado de Mato Grosso, em paz e harmonia, nos posicionando em 3º lugar no Brasil, atrás de Santa Catarina(2º) e São Paulo(1º), registrando no GOB-MT, 109 iniciações no segundo semestre/2019.

Para os próximos dias estamos empenhados em finalizar obras estruturantes em nossa sede, tais como a climatização e melhorias do térreo(cozinha e banheiros), reformas dos templos, melhor equipamento e finalização do Auditório, novo Portal do GOB-MT com maior interação com o Portal GOBNet, GOB Lex, TV GOB, Rádio GOB, EAD, etc.

Vamos reacender em nossa Obediência, o interesse pela Campanha de formação de Grupos Locais de Ação Política dos Maçons Matogrossenses, implementar uma campanha para resgatar excelentes irmãos adormecidos por razões muitas vezes resolvidas ou fáceis de serem superadas, fundação de novas Lojas em progressistas cidades que não tenham Loja, fomentar o crescimento com qualidade de novos membros, fortalecer Lojas recém fundadas, dar sequência a uma agenda de realização de Seminários regionais de Orientação Ritualística, Educação e Cultura.

Incentivar e apoiar as entidades paramaçônicas e fortalecer o plano de fundação de novas unidades da FRAFEM-MT, Ação Paramaçônica Juvenil, De Moleys, Filhas de Jó e Arco Iris, visando resgatar os valores de convivência familiar e integração da Família Maçônica como um todo, pois todos somos um.

Meus amados irmãos. Nós temos e sempre teremos a Maçonaria que nós quisermos, na medida em que a Ordem é composta por nós, homens livres e de bons costumes. Está em nossas mãos a construção de uma Maçonaria que glorifica sim seus grandes feitos históricos mas, é consciente sobretudo, de seu papel decisivo no legado futuro de uma Nação mais justa, mais humana, feliz e mais cristã.

É de suma importância que cada um de nós que assumimos compromisso com a Sublime Ordem se empenhe ao máximo para corresponder ao encargo confiado. O trabalho institucional voluntário deve ser exercido com amor, com satisfação, altruísmo e verdadeiro espírito de pertencimento, fortalecendo cada vez mais nossa Cadeia de União.

Invoquemos pois ao Supremo Arquiteto do Universo para que nesta nova caminhada tenhamos saúde, fé, perseverança e disposição para continuarmos a avançar cada vez mais e que nos mantenhamos fortes e unidos em busca de nossos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Tudo está em nós mesmos.

Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita