CORONAVÍRUS – COVID-19

Caríssimos irmãos:

Ainda muito contrariado por ter sido compelido a, no devido tempo ter tomado a drástica medida de suspensão de nossos trabalhos em Loja por 30 dias, devo de outra parte manifestar nossa gratidão à unânime e fraterna manifestação de solidariedade dos irmãos e das Lojas jurisdicionadas, pela edição do Decreto 02, de 16/março/2020.

O momento de clamor social nos induz a exercer na plenitude nossas inerentes virtudes de solidariedade, fraternidade e sobretudo de amor ao próximo, visando cooperar com o chamamento das autoridades de saúde pública em prol da relevante campanha de profilaxia contra a pandemia do Coronavírus(Covid-19).

A despeito da gravidade do tema, face alta capacidade de contágio do vírus Covid-19, não devemos entrar em pânico, nem tão pouco corroborar com sua disseminação. Muito ao contrário vamos ficar atentos sobretudo às recomendações da saúde pública que, em resumo, as principais são as seguintes:

Os idosos, principalmente com saúde debilitada, manter-se isolado o quanto possível; evitar a frequência às escolas, servidores da saúde e portadores de outras doenças, usar máscaras; os testes devem ser feitos somente em casos suspeitos, sintomáticos e se possível, em casa; procurar hospital quando tiver forte suspeita, febre alta e falta de ar; viajante procedente de qualquer lugar, isolamento total de sete a dez dias; viajante procedente de lugar endêmico, catorze dias; não frequentar grandes eventos e aglomerações(restaurantes, cinemas, transporte público); quem estiver gripado, não visitar idosos; tome vacinas de influenza, anti pneumocócica se for indicado; lavar as mãos e usar álcool gel antes e depois de ir ao banheiro e antes de comer; lave as mãos ou use álcool gel sempre que tocar em maçanetas, celulares, corrimão, apoiadores de transporte público, etc.; coloque o braço na boca antes de tossir; em caso de síndrome gripal, sem sinais de gravidade, permanecer em casa, tomar analgésicos e anti-térmicos recomendados pelos médicos e cuidados com hidratação e alimentação saudável.

O uso do Ibuprofeno deve ser evitado até maiores esclarecimentos das autoridades médicas. Em caso de dúvidas e maiores informações, conte com nossa Assessoria Especial de Saúde, Esporte e Lazer, através do Irmão Médico Marcelo Sandrin.

Por fim, não é demais advertir quanto às fake news, golpes e aproveitadores criminosos da internet, celulares e comerciantes inescrupulosos.

Atentos aos eventuais desdobramentos decorrentes da atual pandemia, vamos nos manter vigilantes, no sentido de, a perdurar as circunstâncias atuais, analisar e considerarmos, no âmbito do GOB-MT, a possibilidade de prorrogarmos os vencimentos dos boletos vincendos à partir do mês de abril/2020.

Com estas importantes recomendações, tenhamos equilíbrio, responsabilidade e bom senso, rogando ao SADU que nos livre o quanto antes deste flagelo, permitindo que retornemos aos nossos trabalhos e atividades com toda força e vigor.


Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso


Publicado em: 19/03/2020
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 5560 Bairro Morada da Serra CPA I CEP 78055-000 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3641-0540
CNPJ: 26.812.610/0001-83