PALESTRA ´COMO FAZER O ESTRESSE POSITIVO?´

A palestra foi realizada nas dependências da ARLS Fraternidade Vigilante nº2319  na cidade de Juína MT, reuniu cunhadas e sobrinhos no auditório local para ouvir o palestrante Ir. Denival Bitencourt Reinaldo que apresentou uma nova visão sobre os fatores de estresse na vida e como fazê-lo tornar-se útil.

O objetivo da palestra é incentivar a qualidade de vida das pessoas por se tratar de um tema importante e considerado de saúde pública no mundo.

Muito se fala sobre estresse, principalmente sobre seus aspectos negativos. Entretanto, poucos se dão conta que uma situação estressante também tem seu lado positivo.

O estresse negativo, denominado de distress, manifesta-se no sistema nervoso com excitação, cansaço, tensão, alteração do sono e diminuição do interesse sexual, além de pensamentos obsessivos. Quando esta situação é intensa e persistente, poderão ocorrer doenças músculo-esqueléticas, mentais (como a depressão), digestivas (como as úlceras gástricas) e cardiovasculares (como o ataque cardíaco).

Mesmo em situações ruins, que causam sofrimento e dor, é possível ver o lado positivo. Basta compreender que o estresse é dividido em fases, e, dependendo do estágio, pode ser saudável. 

A primeira fase, que se chama Alerta, é fundamental para a nossa sobrevivência. Nos enche de energia, motivação e disposição para enfrentarmos as dificuldades. O importante é reconhecer seus limites e não ultrapassá-los.

O problema é o estresse crônico, pois quando a reação de estresse se prolonga até a exaustão, aumenta e muito a chance de contrair alguma doença relacionada ao estresse.

Os sintomas físicos do estresse ruim (distresse) são: 

Tensão muscular, pressão sanguínea e elevada, dores de cabeça, intestinos irritáveis, úlceras, diarréias, tiques, tremores e fraqueza. 

Há também os psicológicos, como baixa autoestima, hostilidade, raiva, irritabilidade, ressentimento, vontade de sumir do mundo, depressão e outros.

Mas como pode ser útil ou positivo?

Aprender a lidar com situações ruins fortalece o lado emocional e nos torna mais resistentes para lidar com o lado negativo dos acontecimentos do dia-a-dia. 
E da vida. Não há como prever. Situações estressantes geralmente nos pegam de surpresa. 
Mas é a forma como reagimos emocionalmente e como nos comportamos nas situações que fazem ser positivo ou negativo.

Simples ações como ter pensamentos positivos, relembrar coisas boas que aconteceram, tirar duas horas por semana para fazer algo prazeroso para si ou ouvir uma música calmante enquanto dirige, reunir os amigos, familiares e encontros sociais, podem ser a solução para evitar que o estresse se transforme em algo mais grave.

Outras ações como ajudar um pessoa necessitada, dar um abraço, contribuir com a sociedade, ouvir e aconselhar, conversar e dar apoio a alguem ajuda o organismo a produzir a OCITOCINA um hormônio natural que gera prazer e felicidade.

Este talvez seja o grande aliado contra o ESTRESSE.


Ir. DENIVAL BITENCOURT REINALDO
Aprendiz na ARLS União e Progresso Nº3446
Or. de Cuiabá MT.

Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça,?560? Bairro Morada da Serra CPA I? CEP?8055-000? Cuiab?MT
Fones:?65)?641-0540??65)?997-1788
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