3º ENCONTRO ESTADUAL DA APJ - AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL

 

3º EMAPJ - ENCONTRO MATOGROSSENSE DA AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL

I – INTRODUÇÃO

Ø  VISÃO GERAL DO EVENTO:

A terceira edição do Encontro Mato-grossense da Ação Paramaçônica Juvenil ocorreu nos dias 27 e 28 de abril, nas dependências da Chácara Santa Rosa - Cáceres-MT. Organizado pelo Núcleo Alfa Guardiões do Sol, o evento contou com a presença de aproximadamente 80 apejotistas e 24 preceptores, além da participação de tios e tias do núcleo anfitrião.

O tema desta terceira edição foi: "Despertando virtudes, formando líderes" e todas as atividades voltadas para este fim. Importante ressaltar que ao analisarmos as edições anteriores dos EMAPJs, concluímos que os lemas propostos pelas comissões organizadoras, são sempre alcançados. A título de exemplo, no primeiro encontro estadual o tema era “Fortalecer para crescer” e naquela oportunidade, os núcleos das cidades de Cáceres e Cuiabá se conheciam, estreitavam laços e se uniam para um bem comum e principalmente plantavam a semente do encontro estadual que nunca deixou de germinar e dar frutos.

A programação realizada pelo Núcleo anfitrião contava com atividades, disputas saudáveis e reuniões administrativas que fizeram despertar nos jovens Apejotistas a vontade de trabalhar pelo engrandecimento da APJ/MT.

O evento foi marcado pela atuante participação dos núcleos recém fundados: Núcleo Alfa Guerreiros de Luz, da cidade de Chapada dos Guimarães e Núcleo Alfa Marcos Vinicius Luchesi, da cidade de Pontes e Lacerda, que participaram pela primeira vez do EMAPJ - novidade que foi ressaltada no discurso de abertura do Dileto Tio Ivo Matias, Diretor Executivo Estadual da APJ/MT. Em sua fala, nosso dileto tio demonstrou todo o seu contentamento em dividir a mesa de autoridades com cinco Ductors - cada um com suas respectivas particularidades, mas conduzindo os demais primos com sabedoria e respeito, demonstrando que o movimento Apejotista não está estagnado, muito pelo contrário, que ele cresce a cada dia, aos moldes do que fora determinado no último Encontro Nacional de Ductors, cujo escopo principal era a fundação de novos núcleos no Brasil.

II – DO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROGRAMADAS:

As atividades deste terceiro encontro eram destinadas a promover nos jovens Apejotistas o espírito de liderança que todo cidadão deve possuir para que toda a nossa sociedade possa progredir de modo sadio.

Em vista disso, logo após a cerimônia de abertura, houve uma palestra ministrada pela profissional em relações humanas Reinalda Carneiro, onde os temas liderança e atitude foram amplamente debatidos como alicerces de uma comunidade mais forte e sábia. Não pode passar sem registro que palestras como a que fora ministrada no evento são a maneira mais adequada de ensino quando o alvo são os jovens, uma vez que palestras de modo interativo mantém o espectador envolto no assunto por meio de participações e por meio da linguagem adequada.

Em seguida, sob comando do Venerável Mestre da Loja Maçônica Luz do Ocidente, tio Jean Paulo Carneiro, foi apresentado o Projeto CETA, sendo o foco central a educação no trânsito. Como a execução do projeto continha imagens e vídeos inapropriados para menores de doze anos, os Apejotistas que ainda não possuíam essa faixa etária foram conduzidos para outro ambiente, onde participaram de uma gincana educativa com o tema liderança infantil. A execução do projeto CETA aguçou a vontade dos Preceptores dos demais núcleos em leva-lo para ser executado pelos seus sobrinhos, uma vez que se trata de verdadeira aula de educação no trânsito que grandes males tem causado às famílias brasileiras.

Na atividade seguinte, os Apejotistas foram testados numa prova de verdadeiro ou falso que perdurou durante todo o evento. Esta atividade foi denominada CENA – COMPETIÇÃO DOS ESTUDOS DOS NÍVEIS APEOJOTISTA. A atividade foi realizada com a finalidade de incentivar o estudo dos novos primos sobre os níveis Apejotistas (Lumem Probitatis, Perfector, Hierofante e Frater) e assim como o encontro como um todo, o objetivo foi alcançado, pois os primos de todo o Mato Grosso obtiveram grande desempenho, acertando a maior parte das respostas. O estudo dos níveis Apejotistas é importante porque quando o estado federado competente em conjunto com o Presidente de Honra da APJ, tio Adson do Amaral, terminarem os cerimoniais de elevação dos níveis, o Mato Grosso já estará preparado teoricamente, faltando apenas a efetivação das cerimônias para o fiel cumprimento do que determina o poder central da APJ/GOB.

A parte a ser relatada a seguir consistiu em discussões sobre a estrutura administrativa da APJ no Mato Grosso, sendo dividida em três reuniões: uma reunião formada por todos os Ductors do Estado e concomitante a esta, uma reunião composta por todos os Preceptores do Estado, e logo após uma reunião com a presença de todos e o Conselho Estadual da APJ.

A pauta da reunião de Ductors, que foi comandada pelo guia do Núcleo Alfa Guardiões do Sol foi o regimento interno dos núcleos. A legislação interna do núcleo anfitrião foi finalizada a pouco tempo, aproximadamente dois meses antes do evento, e essa foi a razão desta reunião. Todo o núcleo necessita ter suas próprias diretrizes, e o Regulamento Geral nos dá esse direito. O regimento interno foi apresentado aos demais Ductors e lhes foi explanado como foram os encontros prévios que antecederam a sua confecção.

Já na reunião dos Preceptores os temas tratados foram: 1º) CRIAÇÃO DE UM FUNDO DE APOIO FINANCEIRO PARA A APJ-MT: ficando definido que os preceptores de Cáceres com o apoio dos preceptores dos demais núcleos (Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Pontes e Lacerda), elaborarão um projeto para encaminhamento e análise do Grão Mestrado-MT onde solicita a criação de um fundo para a APJ com recursos provenientes da doação de R$ 2,00 (dois reais)/mês de cada maçom do GOB-MT. Definiu-se também que os membros que comporão o Fundo serão: um preceptor de cada núcleo ativo do estado, e como presidente o Diretor Executivo Estadual em exercício. Definiu-se também que seu mecanismo, distribuição e pormenores serão elaborados pelos preceptores do estado; 2º) PADRONIZAÇÃO DOS REGIMENTOS INTERNOS: onde ficou definido que cada núcleo é responsável e deve elaborar o seu regimento de acordo com suas necessidades; e 3º) PROPOSTA DA CERIMONIA DE FUNDAÇÃO DE NÚCLEO: onde foi proposto pelo Núcleo de Cáceres que a cerimonia de fundação do Núcleo Marcos Vinicius Lichesi de Pontes e Lacerda fosse adotada pelos Núcleos do estado e que em nome destes Núcleos fosse enviada a proposta da criação e padronização do referido cerimonial em nível Nacional, sendo a proposta aceita por todos. Em tempo o Preceptor tio Enzi Cerqueira de Almeida Junior propôs-se a criar um sistema para cadastramento on-line a ser hospedado no site do GOB-MT; proposta que foi bem aceita por todos.

Os primos do Estado que não eram Ductors e que não faziam parte do Conselho Estadual assistiram, enquanto às reuniões acima indicadas aconteciam, participaram das oficinas de dança, de oratória e desenho, fazendo assim jus ao princípio de que a APJ é uma instituição que preza pelo incentivo a todo o tipo de arte. Assistiram também a uma palestra sobre o a estrutura nacional da APJ (Conselho estadual e nacional) sendo apresentada pelos Apejotistas Gabriel, Aline, Vitório, Géssica e Rodrigo, todos do núcleo anfitrião. Cumpre salientar que a importância dessa reunião, pois a maioria dos primos ainda não conhecem a organização administrativa da instituição.

Após o jantar houve a festa de confraternização dos primos, onde os mesmos e também os preceptores divertiram-se de modo saudável, elegendo a Miss e o Mister EMAPJ.

A programação do domingo enfocou as relações entre os participantes do evento. Como primeira atividade houve o comentário e a correção das questões do CENA – Competição de Estudo dos Níveis Apejotistas – posteriormente, foi entregue a premiação, sendo que o primeiro e segundo lugar ficaram com primos da cidade de Pontes e Lacerda, e o terceiro lugar ficou com a prima de Cuiabá.

Em seguida, tivemos as apresentações das Oficinas Criativas onde os participantes explanaram sobre as mesmas e comentaram o que foi aprendido e onde poderão aplicar o conhecimento. Destaco que os preceptores do estado também participaram das Oficinas Criativas e contribuíram com o evento.

Definiu-se também que o próximo Encontro Estadual da APJ terá como anfitrião o Núcleo Alfa Guerreiros de Luz e será realizado em abril de 2015 na cidade de Chapada dos Guimarães-MT.

É importante ressaltar que neste dia foram realizadas inúmeras dinâmicas e atividades de relacionamento pessoal e interpessoal, que complementaram o crescimento moral, intelectual e espiritual de todos os participantes. Após o encerramento formal, todos os participantes reuniram-se na área de camping onde formaram um belíssimo “Elo da Fraternidade” renovando o espírito Apejotista e de amor ao Brasil.

III – DA CONCLUSÃO

Acreditamos que o objetivo do 3º Encontro Estadual da APJ foi superado, e que a APJ Mato-grossense nunca esteve tão forte e coesa. Como fruto deste encontro destacamos duas certezas: a de que o Conselho Estadual do Mato Grosso vai finalmente se estabilizar e trabalhar de modo uníssono para as demais convenções estaduais; e que o EMAPJ tornou-se uma realidade contribuindo para que o nosso estado se fortifique cada vez mais e se destaque no cenário nacional como um dos Estados mais fortes quanto à APJ/GOB.

Núcleo Alfa Guardiões do Sol

Cáceres-MT, abril de 2013

 

Ivo Matias

Diretor Executivo da APJ/MT

Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça,?560? Bairro Morada da Serra CPA I? CEP?8055-000? Cuiab?MT
Fones:?65)?641-0540??65)?997-1788
Not only replica watches uk designs are similar to the originals; even the weight of replica watches are equal to weight of the originals, thus making it more difficult to set them apart from the originals. Therefore, it can be said that just like originals that require quality investment at one time, rolex replica also require one time but a fraction of investment as these watches are less expensive than the originals. So, if you have planned to purchase these replica watches, then search through internet. By making fake breitling search at the internet, you will come across several websites that are providing different kinds of swiss replica watches at affordable rates.