APJ - NÚCLEO ALFA LIBERDADE E PROGRESSO - CUIABÁ-MT - Projeto Causa Nacional: "EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO"

19/04/2012
APJ - AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL
NÚCLEO ALFA LIBERDADE E PROGRESSO, CUIABÁ-MT
Projeto Causa Nacional: "EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO"

O Apejotista Gabriel Guimarães, sobre o projeto CAUSA NACIONAL "EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO" disse ao Grão-Mestre, Julio Tardin:
"Tendo em vista a importância da Causa Nacional ´EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO´, não só para os Núcleos Apejotistas como para nossa sociedade, decidimos trabalhar em nosso Núcleo em duas vertentes. Após a Cerimônia de Abertura da I Semana da Causa Nacional em Cáceres/MT, usamos como base bibliográfica a apresentação dos professores: Solange Ikeda - doutora em Ecologia e professora da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), e José Ricardo, doutor em Ecologia e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Sendo esta uma ação conjunta do Conselho Estadual de Mato Grosso, juntamente com São Paulo/SP e tendo como base essa palestra, realizamos uma explanação em reunião administrativa no Núcleo alfa Liberdade e Progresso, Cuiabá-MT, sobre o que é a causa verde, sua importância para sociedade e o seu efeito na conscientização da sociedade ao longo desses anos que se veem falando sobre o assunto. Após muito se deliberar, foi consenso do grupo a prática de uma intervenção dentro da sociedade cuiabana, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da causa e seus efeitos. Assim optamos pela distribuição de sacolas recicladas nos semáforos da Avenida Rubens de Mendonça, esquina com Mato Grosso, com a disponibilização de folders e a fixação de faixas, chamando assim a atenção dos cidadãos que passassem pelo local. A ideia da sacola reciclada foi bem aceita, onde alguns dos motoristas se mostraram surpresos, por não saber que existia uma opção de menos impacto com as ´sacolinhas´ recicláveis. Desta forma mostramos que há sim, não apenas uma, mas várias alternativas sustentáveis para substituir vários componentes do nosso dia-a-dia, tornando assim a nossa sociedade cuiabana melhor e consciente de que podemos começar por nós a fazer algo que está tão divulgado e que cruzamos os braços, sempre esperando pelo outro, para dar o primeiro passo. Concluímos neste movimento que mesmo sendo uma semente de mostarda, diante da grandeza do mundo, todos podemos começar a fazer alguma coisa, que logo teremos centenas de adeptos. Os membros do Núcleo Alfa Liberdade e Progresso realmente colheram frutos produtivos deste trabalho, haja vista a empolgação com que realizaram o trabalho. Sabemos que ainda foi realizado pouco, mas continuaremos com nosso trabalho de ´formiguinha´ e aos poucos, fazendo cada um sua parte provaremos que é possível mudar o mundo!".

O projeto Educação em Movimento promoveu a ação: a "Semana da Causa Nacional Apejotista", realizando encontro na cidade de Cáceres-MT, na véspera do aniversário de 29 anos da Ação Paramaçônica Juvenil do Grande Oriente do Brasil (APJ/GOB).
A cerimônia de abertura da I Semana da Causa Nacional Apejotista, na cidade de Cáceres, em Mato Grosso, em 14 de abril, aconteceu na ARLS Luz do Ocidente, conduzida pelo Núcleo Alfa Guardiões do Sol, com a presença de apejotistas e preceptores do Núcleo Alfa Liberdade e Progresso (Cuiabá-MT). 
A "Semana da Causa Nacional Apejotista" vem para estimular o debate de temas relevantes para a formação de cidadãos plenos, críticos e atuantes, além da unificação e valorização das ações apejotistas.
Mato Grosso conta com quatro Núcleos, dois na Capital e dois no Interior:
Núcleo Alfa Aura Iluminada, Loja Mantenedora: A:.R:. L:. S:. Aura Iluminada, Cotriguaçu-MT
Núcleo Alfa Guardiões do Sol, Loja Mantenedora: A:.R:. L:. S:. Luz do Ocidente, Cáceres-MT
Núcleo Alfa Liberdade e Fraternidade, Loja Mantenedora: A:.R:. L:. S:. Luz e Liberdade II, Triângulo da Fraternidade, Moral e Progresso e Perseverança, Cuiabá-MT
Núcleo Alfa Liberdade e Progresso, Loja Mantenedora: A:.R:. L:. S:. João Borralho, Luz e Fraternidade, União e Progresso, Cuiabá-MT
Publicado por J. Tardin, Grão-Mestre do GOB-MT em 28/04/2012

Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça,1560 Bairro Morada da Serra CPA I CEP 78055-000 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3641-0540