PRIMEIRA SESSÃO MAGNA DE INSTALAÇÃO DO RITO SCHRÖDER.


No útlimo dia 01/06/2011, com a presença do Poderoso Irmão Ivo Matias, Grão-mestre adjunto do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, foi realizada pela primeira vez com o Rito Schröder em Mato Grosso uma Sessão Magna de Instalação de Mestre Maçom eleito à Venerança da Loja em mandato a ser cumprido no período 2011/2012.

A Comissão de Instalação foi constituída pelo ATO 009 de 26/05/2011 do Grão-mestre Julio Tardin , nomeando os Irmãos Ciro Braga Neto, Manfred Ondrusch Júnior e Nilton Tocicazu Higa, respectivamente, Presidente e Membros.

O Irmão Moacir José Outeiro Pinto, será o Quarto Venerável da Loja em seus 3 anos de fundação a serem cumpridos em 20/08/2011, que no intento, os Mestres Instalados que formaram a comissão instaladora são os 3 últimos Veneráveis que a Loja elegeu nestes últimos anos: São Eles: Primeiro mandato: M.M.I. Manfred Ondrusch Júnior 2008/2009 - Segundo mandato: M.M. I. Nilton Tocicazu Higa 2009/2010 - Terceiro Mandato - M.M.I. Ciro Braga Neto 2010/2011.

Usando-se do Ritual de Mestre Instalado atualizado na versão 2010, onde se prevê a Ritualística peculiar de cada Rito, o Cerimonial foi realizado dentro dos ditâmes ritualísticos e liturgicos do Rito Schröder, o que promoveu muita satisfação dos obreiros da Loja bem como daqueles que estiveram presentes em visita.

Os Visitantes em sua maioria foram representados pelos Obreiros Mestres Maçons e Mestres Maçons Instalados das 4 Lojas que operam no Rito York no Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, que ao final convidaram todos os presentes para participarem da Sessão Magna de Instalação dos quatro Veneráveis Eleitos das respectivas Lojas que operam no Rito York no dia 29/06/2011 às 20:00 h no Templo Nobre do Palácio da Concórdia.

Já instalado na "Cadeira de Salomão", o Venerável Mestre Moacir José Outeiro Pinto, proferiu discurso aos presentes, enfatizando a importância da Venerânça de uma Loja e das responsabilidades que norteiam a condição de Mestre Instalado àqueles que são reconhecidos por sua Loja como o próximo Lider que planejará e conduzirá os desígnios da Loja em próxima Gestão, o que se pública a seguir:

DISCURSO DO VENERÁVEL MESTRE RECÉM INSTALADO - IRMÃO MOACIR JOSÉ OUTEIRO PINTO:

Hoje é um dia diferente. Posso afirmar que poucas vezes em minha vida tive um momento tão grandioso. É um momento de júbilo, de satisfação e, sobretudo, de gratidão. Ser merecedor desta Instalação na Simbólica “Cadeira de Salomão” é uma oportunidade ímpar e que somente Irmão abnegados , dedicados e incríveis antes de mim, tiveram tal privilégio.

 

Feliz do Maçom que tem em sua Loja um ponto de apoio e de estabelecimento de forças. Hoje, cheguei até aqui trazido por um objetivo sincero e único e diante de todos meus Irmãos, estou para agradecer!

 

Este será o meu melhor presente: “Reconhecer na Loja Cavaleiros do Meio-Dia  o Templo onde eu possa encontrar em cada um uma centelha da força do povo Maçônico.”

 

Fui agraciado com esta condição (Mestre Instalado), cuja roupagem carrega uma enorme densidade….. uma condição maçônica de muitas responsabilidades, e como o é, deve ser conservada.

 

Estou muito seguro e consciente de que a distinção em ser agraciado por esta condição não me alcançaria se não fosse entendido ser merecedor por meus Irmãos, pois se assim não quisessem , tudo seria diferente.

 

Compartilho então esta condição maçônica com todos os meus Irmãos Maçons, desde o inexperiente aprendiz , ao mais experiente Mestre de nossa Loja.

 

O trabalho do Mestre Instalado é um trabalho de equipe e ninguém tem condições de atuar sozinho. Se hoje tenho o reconhecimento como um Líder para direcionar os designios de nossa Loja , podem acreditar que tudo que fiz para este merecimento foi com o apoio e a colaboração de grandes irmãos que serviram igualmente à Loja, muitas vezes sem serem percebidos.

 

Meus Irmãos, a vida de um maçom é como um jogo, no qual você faz malabarismo com cinco bolas que são lançadas no ar... Essas bolas são: o trabalho, a família, a Loja, os amigos e o espírito. Todas essas bolas são igualmente importantes, portanto a virtude está em não negligenciar nenhuma das bolas e mantê-las todas em movimento.

 

É o que tenho a dizer e agradecer!

 

Termino pedindo ao Grande Arquiteto do Universo, que derrame Luzes sobre nossa Loja, nosso Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, e nossa acolhedora Cuiabá.

 

Meu Cordial Aperto de Mão,

 

Agradeço a presença de todos,

 

Meu Muito Obrigado,



Editado e Publicado pela Secretaria de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso.

Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça,1560 Bairro Morada da Serra CPA I CEP 78055-000 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3641-0540