GOB-MT LANÇA CD MUSICAL ESPECIALMENTE PARA SESSÕES FÚNEBRES

 

Fruto de um Projeto do Poder Executivo do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, com origem na necessidade de fornecer de forma organizada aos Maçons e Lojas Maçônicas composições musicais clássicas para serem ouvidas durante as Sessões Maçônicas , e também para compor musicalmente as Sessões Ritualísticas de Pompas Fúnebres, especificamente aos Ritos Escocês Antigo e Aceito e Adonhiramita, produziu-se um CD de Músicas Clássicas especialmente selecionadas à produção.

 
TRAILLER DO LANÇAMENTO 


 
A Idéia do projeto surgiu de forma inspiradora pelo Grão- Mestre Julio Tardin, que encontrando o Irmão Mestre Maçom e Músico Ney Arruda em uma noite do mês de AGO/2010 nas dependências do Palácio da Concórdia, sede desta obediência maçônica, indagou-o a possibilidade de ser produzido um CD Musical para atender a demanda ritualística em Sessões de Pompas Fúnebres, que de certa forma , muito embora possua um Ritual muito bem arranjado, não há um padrão orientativo quanto a demanda musicial que o Ritual exige ( Ritual de Pompas Fúnebres do Grande Oriente do Brasil - Edição 2001 ).

 
Aceitando o desafio, nosso Irmão Ney Arruda,  violinista profissional há 27 anos, especialista em mais três variações deste instrumento, Viola, Violinofone e Rabeca , estudou o respectivo Ritual durante aproximadamente 30 dias, procurando inspiração suficiente que lhe indicasse as melhores e adequadas composições a cada passagem deste Ritual, realizando então um trabalho profundo de pesquisa na história da Música Clássica em composições que aludiam a Morte e a Imortalidade.

 
Não satisfeito, procurou unir a histórica da música clássica com a história da maçonaria mundial e encontrou, além é claro,  daqueles mais evidentes maçons, tais como Mozart e Bethoven , outros tantos compositores que também pertenceram a Ordem Maçônica, os quais muitos nem se conhecia suas condições maçônicas, selecionando então 18 Composições.

 
A Maçonaria possui em destaque alguns Maçons ávidos pelos desafios , principalmente aqueles que se entregam à obras humanitárias de qualquer tipo e ou objetivo, e o Irmão Ney Arruda não foi diferente destes Maçons altamente comprometidos que conhecemos, pois não seria tão digno o projeto simplesmente compilando as músicas em arquivos MP3 e solicitando à uma gravadora a montagem do CD, ele preferiu encarar a dificuldade pelo amor à Música, à Ordem e,  principalmente aos seus princípios basilares que norteiam a busca da perfeição do Maçom, e resolveu gravá-las através de um dueto com o Pianista Prof. Msc. em Música Ângelo Souza de forma profissional em estúdio específico para tanto.

 
Até aí tudo bem, são músicos profissionais e seria muito fácil a interpretação musical se não fosse a dificuldade de conseguir grande parte das partituras que datam algumas do início do século XVIII, e ainda de compositores desconhecidos se comparados com Mozart e Bethoven, o que resultou  em ampliação da pesquisa para encontrar tais partituras, sendo algumas  enviadas por conservatórios no exterior de forma "scaneada"; Entretanto,  o problema não acabou por aí, muitas composições que estão no CD são composições realizadas para uma orquestra inteira e não apenas para um dueto Violino & Piano, o que então, o Prof. Ângelo Souza , usando de sua maestria musical, reduziu com muita astúcia algumas composições para adequarem ao dueto dos instrumentos Violino & Piano, resultando praticamente em peças inéditas no que diz respeito aos respectivos instrumentos utilizados para interpretação das Composições.

 
MOMENTOS MARCANTES DA SESSÃO DE LANÇAMENTO


 
O encarte do CD foi maravilhosamente produzido com uma capa que destaca o Saudoso Irmão Wolfgang Amadeus Mozart , o símbolo tradicional do Esquadro e do Compasso e ao fundo a fachada do Palácio da Concórdia do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, e não fica por aí, a própria capa é também um pequeno livreto orientativo a utilização passo a passo do Ritual de Pompas Fúnebres do Grande Oriente do Brasil - Edição 2001, facilitando a operação do Mestre de Harmonia nas Sessão, destacando ainda fotos dos compositores, seus nomes, nomes das composições e principalmente dividindo essas mesmas composições nos períodos de evolução e estilos da música clássica, nos fornecendo uma "viagem" histórica musical.

 
Cabe aqui uma curiosidade, seja coincidência ou não, a própria evolução dos estilos é patente na ordem de execução do Ritual Fúnebre....Aqui algo que somente nós maçons poderemos compreender dado o sigilo do ritual, mas nada impede ao "não maçom" em sentir a evolução harmônica que é transmitida.

 
Para facilitar tanto o ouvinte apreciador da boa música, quanto o Maçom na execução do Ritual de Pompas Fúnebres, no link abaixo  poderá ser baixada a cópia de todo o encarte, que orienta a utilização de cada música segundo o Ritual. Por se tratar do Ritual do GOB, outras potências maçônicas também podem usar, bastando apenas adequação das músicas segundo respectivo Ritual adotado.

 
Neste link, além de apresentar a ordem de aplicação das músicas, o leitor poderá também ler algumas resenhas realizadas pelos Músicos, seus respectivos Currículos e principalmente a mensagem do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso em seu intento.

 
Agora, acredito possamos apreciar cada passagem musical do CD de forma virtual, aqui mesmo pelo PORTAL ou baixando as respectivas músicas em seu computador, que estão numeradas de 1 a 19 e podem, assim como recomendo ouví-las na presente ordem apresentada.

 
 
Clique aqui para baixar o encarte parte 1
Clique Aqui para baixar o encarte parte 2

 
 
 
 
PERÍODO BARROCO:

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Jean Philippe RAMEAU ( 1683 - 1764 ) - MENUET
Download aqui


 
NewImage.jpg
 
Composição do Irm. Mestre Maçom Sir Thomas Augustine ARNE ( 1710 - 1778 ) - HYMN ( UXBRIDGE, LONDON )


 
 
NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Christoph Willibald GLUCK ( 1714 - 1787 ) - DANÇA DO ESPÍRITOS BEM AVENTURADOS.


 
 
PERÍODO CLÁSSICO:

NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Franz Joseph HAYDN ( 1732 - 1809 ) - TANTUM ERGO SACRAMENTUM Download aqui


 
NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Johann Chistian BACH ( 1735 - 1782 ) - GRAZIOSO Download aqui


 
NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Ignace Joseph PLEYEL ( 1751 - 1831 ) - ÁRIA ESCOCESA N. 01 Download aqui


 
NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Luigi CHERUBINI ( 1760 - 1842 ) - AVE MARIA N. 01 Download aqui


 
PERÍODO ROMÂNTICO:

NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Ludwig van BETHOVEN ( 1770 - 1827 ) - ADÁGIO DA SONATA OP.27 N. 02 Download aqui


 
NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Johann Nepomuk HUMMEL ( 1778 - 1837 ) - MARCHA Download aqui


 
NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Felix MENDELSSOHN ( 1809 - 1847 ) - CANÇÃO SEM PALAVRAS Download aqui


 
NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Franz LIZT ( 1811 - 1886 ) - LIEBESTRÄUME Download aqui



 
NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Charles François  GOUNOD ( 1818 - 1893 ) - CHANTS SACRÉS - ADORE AND BE STILL Download aqui


 
NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Wolfgang Amadeus MOZART ( 1756 - 1791 ) - KYRIE N. 1 DA GRANDE MISSA EM DÓ Download aqui


 
PERÍODO MODERNO:

NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Franz Wilhelm ABT ( 1819 - 1885 ) - BERCEUSE N. 05, OP. 31 Download aqui



 
NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Sir Arthur SULLIVAN ( 1842-1900 ) - THE LOST CHORD Download aqui


 
PERÍODO NACIONALISTA:

NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Jean SIBELIUS ( 1865 - 1957 ) - ROMANZA Download aqui



 
NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Wolfgang Amadeus MOZART ( 1756 - 1791 ) - MASONIC FUNERAL MUSIC KV 477 Download aqui


 
FAIXA BÔNUS :

NewImage.jpg Composição do Irm. Mestre Maçom Wolfgang Amadeus MOZART ( 1756 - 1791 ) - SONATA IV PARA PIANO E VIOLINO KV 300 c ( 304 ) PARIS, 1778 - I - ALLEGRO II - TEMPO DI  MINUETTO. Download aqui




ALBUM DE FOTOS

 

 

Editado e Publicado pela Secretaria de Comunicação e Informática do GOB - M
T
 
 

Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça,?560? Bairro Morada da Serra CPA I? CEP?8055-000? Cuiab?MT
Fones:?65)?641-0540??65)?997-1788
Not only replica watches uk designs are similar to the originals; even the weight of replica watches are equal to weight of the originals, thus making it more difficult to set them apart from the originals. Therefore, it can be said that just like originals that require quality investment at one time, rolex replica also require one time but a fraction of investment as these watches are less expensive than the originals. So, if you have planned to purchase these replica watches, then search through internet. By making fake breitling search at the internet, you will come across several websites that are providing different kinds of swiss replica watches at affordable rates.