SISTEMA 12 + 6 + 6 - CICLO COMPLETO DE FORMAÇÃO MAÇÔNICA EM LOJA SIMBÓLICA - GOB-MT NA SESSÃO CONJUNTA DE QUATRO LOJAS NO COMPLEXO DO IPIRANGA – BAIRRO DO IPIRANGA NA CIDADE DE SÃO PAULO – CAPITAL.

Em atenção ao convite feito pelas AA.´.RR.´.LL.´.SS.´. Ypiranga nº 83; Estrela do Ocidente nº 1.579; Graal do Ocidente nº 1.692 e a anfitriã Cavaleiros do Ocidente nº 1.834; todas jurisdicionadas ao GOB-SP, o Pod.´. Ir.´. Marcos Antônio de Almeida Ribeiro, Secretário de Educação e Cultura do GOB-MT, fundador e membro ativo e regular da A.´.R.´.L.´.S.´. Semeadores de Luz nº 4.301, apresentou a metodologia aplicada no Ciclo Completo de Formação Maçônica em Loja Simbólica, denominado Sistema 12+6+6, concebido pelo GOB-MT, ocasião em que foram distribuídos aos cerca de 40 (quarenta) obreiros presentes o folder e a cartilha de aplicação do trabalho, desenvolvido pioneiramente na A.´.R.´.L.´.S.´. Semeadores de Luz nº 4301, ao Oriente  de Cuiabá-MT.

O convite foi feito pelo Ir.´. José Carlos Donegá, membro ativo e regular da A.´.R.´.L.´.S.´. Cavaleiros do Ocidente nº 1.834, que tomou ciência do Sistema Instrucional através do site do GOB-MT, quando da visita do Ir Marcos Antônio de Almeida Ribeiro ao Oriente de Rio Claro-SP, para a apresentação do referido Sistema Instrucional.

Ao fim da apresentação, o Pod.´. Ir.´. Marcos Antônio de Almeida Ribeiro foi acometido de grande surpresa, ao receber a notícia do V.´.M.´. da A.´.R.´.L.´.S.´. Ypiranga nº 83, Ir.´. Flávio Eduardo Carnaval,  de que sua oficina já implantou o Sistema Instrucional 12+6+6 e que inclusive já o iniciou com base nos Instrucionais Maçônicos de autoria do Pod.´. Ir.´. Tito Alves de Campos, Secretário Geral Adjunto de Educação e Cultura do GOB - Poder Central, notícia essa alvissareira, porquanto demonstra o anseio de inúmeros IIr.´. Gobianos que aguardam por um novo formato de instrução maçônica nos três graus simbólicos.

Ao final da sessão, as quatro Lojas idealizadoras do evento agraciaram o poderoso Ir.´. Marcos Antônio de Almeida Ribeiro com um "Diploma de Agradecimento" e um exemplar o Livro "250 Pílulas Maçônicas", de autoria do Ir.´. Alfério Di Giaimo Neto, membro ativo e regular da A.´.R.´.L.´.S.´. L´Áquila Romana nº 3.365, ao Oriente de São Paulo-SP.  

O Sistema Instrucional 12 + 6 + 6, consolidado na A.´.R.´.L.´.S.´. Semeadores de Luz nº 4.301, e já implantado em outras quatro Lojas do GOB-MT, se constitui em uma forma de trabalho onde a Loja realiza uma iniciação de no mínimo cinco Aprendizes para trabalhar por 12 meses em sessões do Grau 1; elevados, passa a Loja a trabalhar por 6 meses só com sessões do Grau 2 e exaltados, passa a trabalhar por 6 meses só com sessões do Grau 3. Nesse último período são preparados novos processos para iniciação de nova turma, dando sequência ao Ciclo. A Loja promove iniciações de dois em dois anos.

Nas três fases do Ciclo são utilizados, além das instruções obrigatórias, constantes nos rituais de cada grau, os Instrucionais Maçônicos - Grau de Aprendiz, Grau de Companheiro e Grau de Mestre de autoria do Pod.´. Ir.´. Tito Alves de Campos.

Este Sistema foi recomendado na Carta de Brasília de 2014 e referendado pelo GOB - Poder Central, através do Ato nº 25.606 de 29/09/2017, que "PROMOVE A EDUCAÇÃO MAÇÔNICA EM GERAL".

Uma proposta nova de formação maçônica desenvolvida no GOB-MT, que abre novos desafios com a quebra de paradigmas, na saudável busca do aperfeiçoamento maçônico através do conhecimento que os Instrucionais oportunizam.

Uma maneira de se aproveitar o ano maçônico, com o ministério de instruções nos 03 (três) graus simbólicos, propiciando aos obreiros uma visão global da simbologia e do conhecimento iniciático apregoado por nossa instituição.

Para contato sobre o Projeto, ligar via celular / WhatSaap para os IIr.´. Miguel Pfeil (65) 98112-3980; Marcos Antônio (65) 99981-0015; Julio Tardin (65) 99981-0775; e Tito Alves de Campos (65) 99284-4848.

Edição: Marcos Antônio de Almeida Ribeiro e Julio Tardin














Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 5560 Bairro Morada da Serra CPA I CEP 78055-000 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3641-0540
CNPJ: 26.812.610/0001-83